Bolo de Avelãs e Cacau

00:39

Próximas transmissões em tv

  1. 18.6.2024 às 02:00

    Para inglês ver (E38 - T07)

  2. 18.6.2024 às 02:30

    É Batata-Doce (E37 - T07)

  3. 18.6.2024 às 06:30

    E o Óscar vai para... (E19 - T01)

Sinopse

'Os Segredos da Tia Cátia' é um programa de televisão que conta com três protagonistas: a sempre simpática e acolhedora Tia Cátia, a sua casa e, especialmente, a comida. 

Prepare os utensílios de cozinha, todos os ingredientes e acompanhe a Tia Cátia na criação de deliciosas receitas capazes de fazer qualquer cozinheiro amador brilhar na cozinha. Ideias para um maravilhoso e demorado pequeno-almoço de domingo, receitas com inspiração islandesa ou baseadas na História de Portugal, assim como sugestões para um rápido jantar de sofá, são apenas algumas sugestões que vai poder encontrar ao longo deste programa.

Presença assídua nesta cozinha são os convidados muito especiais que vão ajudar a Tia Cátia. A sua mãe, os seus filhos e muitos amigos, vão partilhar algumas das suas receitas preferidas com os espetadores.

Descubra todos os segredos da Tia Cátia e as receitas deliciosas e dicas culinárias!

 

 

 

Clips

Episódios

  • 1

    Leguminosas Fora da Caixa

    +

    De tempos a tempos, a Tia Cátia investe em novas receitas de leguminosas, por serem altamente nutritivas. Mas nem sempre usa as mais comuns. Hoje, há: Feijão-frade ‘bago de arroz’ a dar consistência a uma salada com romã e agrião. No final, é tudo temperado com pesto de hortelã. Grão-de-bico preto a compor um chili vegetariano, com cuscus de couve-flor e muita cor! Para o fim, chícharos para rechear azevias muito originais, assadas no forno. São leguminosas... fora da caixa!

  • 2

    Com La Dolce Rita

    +

    Há o La Dolce Vita e há a La Dolce Rita, que é como quem diz: a doce e talentosa Rita Nascimento, que está hoje com a Tia Cátia e traz três receitas imperdíveis: Tarte de amêndoa, que se faz em 5 minutos, com meia dúzia de ingredientes. Cheesecake na travessa, com uma boa base de bolacha, um cremoso recheio de queijo creme e natas. Termina com compota de morango. E, para o monstro das bolachas que existe em cada um nós, temos uma cookie gigante, com nozes e chocolate. Hoje, é dia de açúcar... nas mãos de uma especialista!

  • 3

    Cozinhar Com Vagar

    +

    Quase sempre a Tia Cátia em contrarrelógio. Mas, quando tem tempo, dedica-se a receitas que exigem maior disponibilidade. Por exemplo: Azeitoninhas de frango: uma entrada feita com corações de frango, bem temperados e aromatizados com vinho do Porto. Segue-se língua de vitela, cozida em vinho tinto. Fica super tenra e acompanha com puré de batata e alface. Para sobremesa, esferas de cacau e café, recheadas com creme de natas e mascarpone. Preparados? Hoje, a Tia vai cozinhar... com vagar!

  • 4

    Com Carlos Afonso

    +

    A cozinha da Tia Cátia tem sempre a porta aberta para os amigos! Hoje, a Tia vai receber o chef Carlos Afonso. Farão: Uma curiosa tarte tatin de tomate, com pesto, todo o aroma do funcho e toda a frescura do manjericão. Filetes de corvina em papelote, com batatas, bimis e uma dose generosa de ervas frescas. E, para o fim, creme de leite de cabra com sabor a canela, limão e um toque de poejo. Junte-se a esta dupla de amigos!

  • 5

    Cozinha em Camadas

    +

    Há muitas formas de preparar as refeições e de as levar à mesa. A Tia Cátia gosta especialmente de fazer pratos em camadas. Tudo devidamente arrumadinho, no seu lugar! Assim sendo, há: Bochechas de porco cozinhadas em lume brando, com vinho tinto. Depois são desfiadas e dispostas em camadas intercaladas com batata. Lasanha feita com carne do cachaço, estufada com sementes de funcho, aipo, vinho branco... E ainda mil-folhas de frango e nozes, bem estaladiço por fora e com a cremosidade do queijo, por dentro! Hoje, levam-se à mesa camadas de coisas boas!

  • 6

    Primeiro estranha-se depois…

    +

    Inhame, óleo de palma, aipo, funcho... há uma série de ingredientes e combinações de sabores pouco usuais por cá. Dito isto, serão eles os protagonistas deste menu: Fufu de inhame e banana-pão com molho de óleo de palma e amendoim... Um prato cheio de sabores dos trópicos. Gnocchi, feito com batata e raiz de aipo, acompanhado por pancetta e brócolos... Uma delícia com sotaque italiano. E bolbo de funcho laminado com tranches de pescada, tudo acompanhado por um aromático arroz de cardamomo. Hoje, toca a cozinhar com ingredientes que primeiro se estranha, mas depois... se adora!

  • 7

    Com Susana Pinto

    +

    Quando a família é grande e há restrições alimentares, não é fácil agradar a todos. Que o diga a convidada de hoje, da Tia Cátia, que traz: Legumes à Brás, uma versão nutritiva com a crocância da batata frita e a frescura da salsa! Esparguete com tinta de choco, envolvido em camarões salteados e ervas frescas. E ainda um bolo de sabores simples e feito com ingredientes que há em qualquer despensa. Temos, portanto, um menu bem caseirinho para toda a família.

  • 8

    Ah... La Pasta!

    +

    Hoje, a Tia Cátia vai dedicar-se à massa fresca, caseirinha e versátil. Com a mesma preparação, fará três pratos – da entrada à sobremesa. Para início de conversa, ravioli de queijo aromatizados com limão, e um salteado rico de espinafres. Segue-se lasanha rápida, mas generosamente guarnecida com salsichas frescas e legumes variados. Para a sobremesa, há almofadinhas de maçã e canela, uma combinação sempre surpreendente. No final desta refeição, só há uma coisa a dizer: Ah! La Pasta!!!

  • 9

    Tortilhas de todas as formas

    +

    Para quem, como a Tia Cátia, é fã de tortilhas, a Tia tem um miminho especial. Fará três receitas com tortilhas de trigo e milho, e a todas dará diferentes formatos: A primeira, será em rodelas, generosamente recheadas com um preparado de atum, maionese e mostarda. A segunda, um bolo salgado feito em finas camas de tortilha, intercaladas com uma pasta de queijos variados e fiambre. E por último, tortilhas de milho em formato de cone, prontas a receber um delicioso gelado de pistácio. Hoje, as tortilhas são para todos os gostos e feitios!

  • 10

    Bacalhau Regional

    +

    Cada região, sua tradição. A Tia Cátia inspirou-se em receitas regionais de bacalhau para preparar três pratos, com este peixe maravilhoso. Temos: Bacalhau embrulhado em folhas de couve lombarda, servido com batatas e migas daquela mesma couve! Açorda de tomate e bacalhau, feita com pão caseiro e sabores bem portugueses. E ainda bacalhau de tacho, cozinhado com generosas quantidades de tomate e cebola, e acompanhado com batatas fritas. Hoje, temos bacalhau de inspiração regional.

  • 11

    Com Júlio Isidro

    +

    Há pessoas que fazem parte do imaginário televisivo da Tia Cátia. Hoje, vai receber uma visita muito especial para quem vai cozinhar, com muito gosto! Fará pataniscas de feijão verde, uma entrada super simples e intemporal. Um clássico da cozinha francesa: vol-au-vent. Desta vez, será de camarão: estaladiço por fora e cremoso por dentro. Para a sobremesa, há creme de leite aromatizado com laranja e cardamomo. Venham daí para um passeio alegre... pela cozinha da tia.