Os Segredos da Tia Cátia

Pizza de Frango e Queijos

00:49

Próximas transmissões em tv

  1. 3.3.2021 às 20:55

    Menu em diferentes línguas (E19 - T08)

  2. 3.3.2021 às 21:20

    Frango versátil (E15 - T08)

  3. 4.3.2021 às 00:20

    Teens party (E20 - T06)

Sinopse

'Os Segredos da Tia Cátia' é um programa de televisão que conta com três protagonistas: a sempre simpática e acolhedora Tia Cátia, a sua casa e, especialmente, a comida. 

Prepare os utensílios de cozinha, todos os ingredientes e acompanhe a Tia Cátia na criação de deliciosas receitas capazes de fazer qualquer cozinheiro amador brilhar na cozinha. Ideias para um maravilhoso e demorado pequeno-almoço de domingo, receitas com inspiração islandesa ou baseadas na História de Portugal, assim como sugestões para um rápido jantar de sofá, são apenas algumas sugestões que vai poder encontrar ao longo deste programa.

Presença assídua nesta cozinha são os convidados muito especiais que vão ajudar a Tia Cátia. A sua mãe, os seus filhos e muitos amigos, vão partilhar algumas das suas receitas preferidas com os espetadores.

Descubra todos os segredos da Tia Cátia e as receitas deliciosas e dicas culinárias!

 

 

 

Clips

Episódios

  • 1

    Natal

    +

    Quem gosta de cozinhar, prepara as receitas de Natal com capricho. Este ano, a Tia Cátia sugere algumas novidades, além dos sabores mais tradicionais. Há: Croquetes de leitão, super saborosos, com uma maionese de pimenta preta e um toque de limão.Tronco de Natal salgado, recheado com bacalhau e coberto com um creme à base de grão de bico, tomate, queijo creme... E fatias douradas –que não podem faltar na mesa dos doces. Para esta receita terá uma companhia muito especial!Hoje, é Natal na cozinha da Tia Cátia!

  • 2

    Maçã à prova

    +

    A maçã é um excelente alimento do ponto de vista nutricional. Mas para além disso, presta-se a pratos originais, doces ou salgados.Com maçã e farinheira, a Tia Cátia vai rechear pequenos folhados, ideais para uma entrada super gulosa!Como prato principal, há maçã recheada com carne e uns quantos ingredientes secretos...E para sobremesa, a Tia Cátia fará bolo de maçã na frigideira. Super rápido e bem acompanhado por gelado de nata!Hoje, a maçã está à prova... em três versões!

  • 3

    Beringela à mesa

    +

    A beringela é daqueles vegetais versáteis, que acabamos sempre a cozinhar da mesma maneira. Se está a precisar de ideias, veja as sugestões que a Tia Cátia lhe traz!Com quinoa, cogumelos, tomate seco.. serão recheadas beringelas, a servir com queijo feta!Segue-se uma moussaka em deliciosas camadas de um suculento picadinho de carne e fatias finas de beringela.Para o fim, há um bolo original em que a beringela é o ingrediente principal... mas não estará sozinha!Hoje, a beringela vai ocupar a mesa!

  • 4

    Há recheios para todos os gostos

    +

    Um dos sinónimos de rechear é enriquecer. Para a Tia Cátia um bom recheio torna a receita mais rica. Experimente estes três bons exemplos:Com um delicioso bacalhau serão recheados pimentos amarelos. Tudo regado com um apurado molho de tomate.Para enriquecer bifes de peru, será feito um recheio de espinafres, cajus e paté de aves. Tudo isto claro, com um molho muito especial!Para terminar, haverá um recheio para curgetes, feito de carne picada aromatizada por várias especiarias.Hoje, há recheios para todos os gostos!

  • 5

    Alegria na cozinha, com Nuno Eiró

    +

    Uma boa dose de sentido de humor é sempre bem-vinda, inclusive, na cozinha. Hoje, a Tia Cátia tem uma visita muito bem-disposta para cozinhar três receitas especiais.Causa peruana, feito com batata esmagada, frango e abacate!Empadão de carne à antiga, com puré de batata caseiro e um picadinho de carne apetitoso.Para sobremesa, há a tradicional aletria, uma das receitas preferidas do convidado de hoje.Está tudo a postos para um menu... cheio de graça!

  • 6

    Lancheira para os miúdos

    +

    Quem tem crianças, sabe que fazer lancheiras para a escola requer uma boa dose de imaginação. Eis algumas sugestões, da Tia Cátia:Bolinhos de alho-francês e cogumelos, super práticos de preparar... e transportar!Tortilha super gulosa, com bacon e batata palha... que as crianças adoram.E por último, rolos de fiambre e arroz, com ovos mexidos, mozarela e manjericão... a dar o toque especial!Hoje, a lancheira está recheada de coisinhas boas!

  • 7

    Peixe em versões originais

    +

    Cozido, grelhado, frito... De que outras maneiras podemos cozinhar peixe para toda a família? Experimente estas três propostas da Tia Cátia:O tão apreciado linguado será enrolado em alho francês e cozinhado num belo molho de cascas de camarão!A tradicional pescada será protagonista de um souflé servido com molho de tomate e pimentos.E, para o fim, o famoso tamboril, que com amêndoas, couve, ovos... vai rechear um strudel com massa caseira!Como vê... hoje há peixe em versões originais!

  • 8

    100% vegan

    +

    A beringela é daqueles vegetais versáteis, que acabamos sempre a cozinhar da mesma maneira. Se está a precisar de ideias, veja as sugestões que a Tia Cátia lhe traz!Com quinoa, cogumelos, tomate seco.. serão recheadas beringelas, a servir com queijo feta!Segue-se uma moussaka em deliciosas camadas de um suculento picadinho de carne e fatias finas de beringela.Para o fim, há um bolo original em que a beringela é o ingrediente principal... mas não estará sozinha!Hoje, a beringela vai ocupar a mesa!

  • 9

    Receitas à chef, com Miguel Laffan

    +

    Não é todos os dias que a Tia Cátia recebe um chef conhecido na sua humilde cozinha. Mas é o que vai acontecer neste programa e, juntos, vão cozinhar três receitas maravilhosas!Creme de cogumelos bem macio, com um salteado de castanhas e toucinho fumado.Ovos verdes especiais, com bacalhau e broa, acompanhados por puré de feijão branco.E um original leite-creme de abóbora, especiarias e laranja. É um verdadeiro manjar!As receitas de hoje são à chef!

  • 10

    Feijão: uma receita para cada cor

    +

    Verde, branco e encarnado são os feijões que a Tia Cátia vai cozinhar nas três receitas de hoje. Cada uma delas tira partido dos diferentes sabores destas leguminosas.Peixinhos da horta, com feijão-verde, a acompanhar com um delicioso creme de abacate e mostarda.Feijoada de pota, bem apuradinha, com feijão branco e uma mão cheia de legumes.E um bolo de feijão encarnado com chocolate: uma combinação improvável que resulta na perfeição.Feijão a feijão, a este menu não há quem diga que não!

  • 11

    Borrego

    +

    Há peças de carne que a Tia Cátia gosta de cozinhar em quantidades generosas. É o caso do borrego. Com um bom lombo, fará três pratos:Risotto, rico em sabores, com chalotas salteadas a acompanhar.Esferas de borrego com legumes. Crocantes e com um molho especial.E ainda, pastilla bem temperada com especiarias a lembrar o norte de África.Hoje, o borrego dará pano para mangas!

  • 12

    Quem gosta de queijo?

    +

    Quem é que gosta de queijo? Em casa da Tia Cátia, são todos fãs à exceção do filho mais novo. Hoje, a Tia dedica ao queijo... um menu completo!Começa com filhós salgadas, bem aromatizadas com tomilho e recheadas... com queijo!Segue-se o gratinado de batata, com bacon e três tipos de queijo: emental, parmesão e burrata...Para terminar, imagine-se!, um delicioso bolo de requeijão, que deverá ser servido com doce de abóbora.Em três versões, hoje os holofotes estão no queijo!

  • 13

    Receitas rápidas, com Bibá Pitta

    +

    Pode não haver almoços grátis, mas há almoços rápidos. As três receitas de hoje serão feitas enquanto o diabo esfrega um olho, até porque a Tia Cátia terá a ajuda da Bibá Pitta, amiga de infância!Com arroz e atum farão bolinhas fritas, com couve roxa, mostarda e mozarela.Seguem-se fatias douradas, mas desta vez, salgadas. Esta versão inclui um apurado picadinho de carne.E em três tempos, vai nascer uma tarte de leite condensado, com uma base feita de bolacha e manteiga.Hoje, temos receitas em contrarrelógio!

  • 14

    Em modo trouxa

    +

    Qualquer receita, por mais simples que seja, fica logo com um ar especial... se for bem embrulhada. A Tia Cátia vai surpreender com as três receitas que se seguem.Em couve-lombarda vai embrulhar um picadinho apetitoso de carne de porco e arroz vaporizado.Com massa filo, fará trouxas de vitela com cominhos, curcuma, gengibre... uma perdição!Para uma versão doce, há trouxas de chocolate e avelãs, feitas com uma estaladiça massa folhada.Hoje, é tudo em modo trouxa!

  • 15

    Frango versátil

    +

    Na sua cozinha, a Tia Cátia tem sempre ingredientes que permitem diferentes... e boas utilizações. Ora, um dos mais versáteis é o frango.1 frango inteiro dará para fazer um aveludado super rico e consistente...... e ainda lollipops salgados, cheios de sabor, com cominhos, cardamomo e bacon.Para o fim, há peitos de frango à Italiana, com pesto de manjericão e vegetais variados.Hoje, temos frango: o versátil!

    Próximo Programa
    3.3.2021 às 21:20
    No 24Kitchen
  • 16

    Entradas de forno

    +

    Naqueles jantares mais compostinhos, não podem faltar as entradas. Como o tempo é curto, a Tia Cátia opta por fazê-las no forno, enquanto prepara o resto. Veja a seleção, que preparou:Terrina de couve-flor, bem guarnecida de queijo, que vai ao forno a derreter!Folhados de pato, estaladiços por fora e bem aromáticos por dentro, com vinho do Porto e sumo de laranja.E um delicioso bolo de azeitona, super macio e de sabor intenso!Hoje, o forno será o seu melhor aliado!

    Próximo Programa
    4.3.2021 às 21:25
    No 24Kitchen
  • 17

    Receitas simples, de encher o olho, com Henrique Sá Pessoa

    +

    Nem sempre são precisas grandes preparações para grandes resultados. Há receitas simples, que enchem o olho e são essas que vamos fazer hoje... com uma preciosa ajuda!Nem sempre são precisas grandes preparações para grandes resultados. Há receitas simples, que enchem o olho e são essas que a Tia Cátia fará hojo, com o chef Henrique Sá Pessoa!Para abrir o apetite, temos gambas salteadas com alho, sobre um pesto cremoso, e ainda regadas com molho de manga agridoce.Segue-se bacalhau salteado com puré de grão, acompanhado com espinafres vermelhos.E para o fim, ficam as panquecas. Macias e fofas, são servidas com morangos, manjericão...

    Próximo Programa
    5.3.2021 às 21:20
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    6.3.2021 às 16:00
    No 24Kitchen
  • 18

    Do peixe, nada se perde... tudo se transforma

    +

    Com os filetes ou os lombos do peixe, sabemos sempre o que fazer. Mas há outras partes menos óbvias, que a Tia Cátia vai usar nas três receitas que se seguem:Da cabeça da pescada, fará uma sopa óptima, bem temperada e enriquecida com peixe desfiado.Das línguas de bacalhau, vai nascer um belíssimo arroz malandrinho e umas quantas línguas fritas.E para acompanhar ovas de bacalhau, serão preparadas migas de pão alentejano!Hoje, da cabeça ao rabo do peixe, nada se perde... tudo se transforma.

    Próximo Programa
    4.3.2021 às 15:30
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    6.3.2021 às 16:25
    No 24Kitchen
  • 19

    Menu em diferentes línguas

    +

    Pode-se viajar de várias formas. Uma delas, é através da gastronomia. A Tia Cátia vai preparar três receitas, de três países diferentes:Da Rússia, traz a sopa borscht, feita com carne, uns quantos legumes e uma dose generosa de beterraba.Da África do Sul, temos a bobotie, um prato típico de carne picada, que vai ao forno com uma mistura de natas e ovos.Para a sobremesa, vamos até ao Médio Oriente através do sabor de qatayef, panquecas com um delicioso recheio de frutos secos.O Menu de hoje... é em diferentes línguas!

    Próximo Programa
    3.3.2021 às 20:55
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    5.3.2021 às 15:30
    No 24Kitchen
  • 20

    Fruta ao poder

    +

    Em casa da Tia Cátia, a fruta voa... e ainda bem. Para além de a consumirem fresca, também a utilizem em pratos cozinhados, doces e salgados. Veja as três receitas que se seguem:Inspirada pelos patacones colombianos, com banana, a Tia Cátia fará uma versão com diferentes toppings, para entrada.Com ananás e um toque de Porto, vai animar uma convencional quiche de frango. Fica irresistível!Já o kiwi está reservado para um bolo fofo, aromatizado pelo sumo e a raspa de lima.Nas três receitas de hoje, a fruta... é quem mais ordena.

    Próximo Programa
    4.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    4.3.2021 às 21:00
    No 24Kitchen
  • 21

    Dia do coco

    +

    Se há uns anos, o coco estava a léguas da nossa mesa, agora é presença assídua, dando origem a pratos de sabor exótico.O menu do dia preparado pela Tia Cátia é dedicado ao coco!Como entrada, creme de coco, com legumes e ainda o toque fresco do gengibre e da erva-príncipe.Segue-se um arroz de coco e perca, super cremoso e aromático, com curcuma e cominhos!Para sobremesa, serão recuperados os convencionais pastéis de coco, tão simples de preparar e tão bons!Hoje, o coco é o protagonista de um menu exótico... para apreciadores!

    Próximo Programa
    5.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    5.3.2021 às 20:50
    No 24Kitchen
  • 22

    Doces e petiscos, com Zibaia Rafael

    +

    Quem gosta de cozinhar, e sobretudo, de comer, tem sempre bons doces e petiscos na manga. Hoje, uma querida amiga da Tia Cátia, traz-lhe três receitas simples e imperdíveis.Húmus de beterraba em tostas de frigideira, servidas com abacate e queijo feta.Omeleta crocante com queijo mozarela, enriquecido pelo sabor e a textura de sementes variadas!E pudim de chia com manga e coco, super fácil de preparar, sem açúcar e ainda assim... bem docinho!O menu de hoje é em modo doces e petiscos!

    Próximo Programa
    8.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    8.3.2021 às 20:55
    No 24Kitchen
  • 23

    Menu de 6 cereais

    +

    Os cereais fazem parte da nossa dieta alimentar há milhares de anos. No programa de hoje, a Tia Cátia presta-lhes tributo com três receitas para apreciar... do início ao fim da refeição!Pãezinhos de trigo e centeio, alguns recheados com azeitonas e tomate seco.Para prato principal, há um risoto vegetariano, com cevada!E para sobremesa, bolo de cereais à base de aveia, espelta e arroz.Resumindo: hoje temos um menu de 6 cereais.

    Próximo Programa
    9.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    9.3.2021 às 20:55
    No 24Kitchen
  • 24

    Frutos secos, da entrada à sobremesa

    +

    Os frutos secos são um ingrediente incrível, pelo sabor, pela textura, pela versatilidade e qualidade nutricional. Em tempos, só os usávamos em sobremesas... Mas hoje, a Tia Cátia vai fazê-los brilhar em todos os pratos!Na entrada, nozes pecan e amendoins torrados contracenam com peras e chèvre... tudo embrulhado numa crocante massa filo.Para prato principal, croquetes de pescada com o sabor suave da amêndoa.À sobremesa, reinam as nozes, os cajus e os amendoins numa bavaroise original.Fãs de frutos secos... preparem-se!

    Próximo Programa
    10.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    10.3.2021 às 20:55
    No 24Kitchen
  • 25

    Da infusão ao prato

    +

    Na cozinha, a Tia Cátia gosta de tirar partido das infusões, porque transferem muito sabor a pratos doces e salgados. Aqui, deixa-nos três bons exemplos, da infusão ao prato.Para entrada, temos creme aveludado de cebola e castanhas feito com uma infusão de erva-doce.A erva-príncipe será a protagonista do prato principal, com frango de inspiração asiática.Para o fim, fica um aromático gelado de erva-cidreira, natas e leite condensado.Hoje, as infusões aromatizam o menu.

    Próximo Programa
    11.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    11.3.2021 às 20:55
    No 24Kitchen
  • 26

    Picante para gente crescida

    +

    O picante tem a grande capacidade de valorizar os sabores do prato. Mas há que saber dosear a quantidade, consoante a receita. A cozinha da Tia Cátia está prestes a aquecer!Com malagueta verde, há ovos verdes daqueles convencionais, bem avinagrados... e com uma surpresa picante!A malagueta vermelha vai aromatizar um delicioso bacalhau confitado acompanhado por puré de grão, também ele picante!E com malagueta amarela, há doce de maçã com gengibre... a servir com uma tábua de queijos.Hoje, o picante é para gente crescida.

    Próximo Programa
    12.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    12.3.2021 às 20:50
    No 24Kitchen
  • 27

    Comida caseira, de todos os dias, com Fátima Lopes

    +

    A Tia Cátia vai receber uma visita especial, em sua casa. A quatro mãos, serão preparadas comidinhas caseiras, daquelas bem boas para todos os dias!Sopa de grão com espinafres, bem consistente e nutritiva.Segue-se uma tradicional perna de peru, temperada com pesto e assada no forno com batatinhas.E para sobremesa, mousse de limão, super gulosa e rápida de preparar!Hoje, tudo será feito a quatro mãos!

    Próximo Programa
    15.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    15.3.2021 às 21:00
    No 24Kitchen
  • 28

    Aromas cítricos

    +

    É na casca que os citrinos armazenam os seus óleos essenciais tão perfumados. A Tia Cátia vai tirar partido desses aromas em três receitas imperdíveis!A tangerina e a lima, mas também o Moscatel, vão aromatizar camarões salteados com alho e malagueta.Com toranja, chalotas e cardamomo, há um chutney ideal para acompanhar magret de pato, envolvido em folhas de arroz!Como opção de sobremesa, teremos laranja e limão que vão unir poderes numa panna cotta delicada.Hoje, há todo um menu... com aromas cítricos!

    Próximo Programa
    16.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    16.3.2021 às 21:00
    No 24Kitchen
  • 29

    Comida vegetariana à tradicional portuguesa

    +

    Para quem pratica uma dieta vegetariana ou simplesmente para que gosta de testar sabores diferentes, a Tia Cátia propõe:Pastéis de alho-francês, feitos à base de batata, tal e qual os pastéis de bacalhau.Inspirada na caldeirada de peixe, temos uma caldeirada de tofu, com tomate, pimentos, batatas e coentros!E para o fim, há um delicioso arroz de seitan, com chouriço vegetal, vinho tinto e paprika fumada.Hoje, temos um menu vegetariano inspirado na comida tradicional portuguesa.

    Próximo Programa
    17.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    17.3.2021 às 21:00
    No 24Kitchen
  • 30

    Cozinhar com sementes

    +

    As sementes têm vários nutrientes dentro da sua casca protectora. Além do mais, acrescentam sabor e textura aos cozinhados. Daí a Tia Cátia dedicar-lhes as três receitas seguintes:Com sementes de girassol, papoila e abóbora, fará pãezinhos integrais, bem fofos e saborosos!Com sementes de mostarda, vai estufar peito de peru a acompanhar com arroz de sementes de coentros.Na sobremesa, as sementes de sésamo emprestam todo o seu sabor a um gelado decorado... com crocante de sésamo!Hoje, é dia cozinhar com sementes!

    Próximo Programa
    18.3.2021 às 15:00
    No 24Kitchen
    Próximo Programa
    18.3.2021 às 21:00
    No 24Kitchen
  • 31

    Sabores do Brasil

    +

    Se a Tia Cátia não vai ao Brasil, país de que tanto gosta!, o Brasil vai até si. Hoje, recebe a visita de uma querida amiga do Brasil, que lhe vai trazer sabores da sua terra natal.Uma fritada de queijo, receita familiar, bem acompanhada por um cremoso molho de mostarda, iogurte e tomate.Bem mais consistente é a feijoada que se segue, com carnes várias, cerveja e até laranja!A sobremesa é um doce de leite, tradicional, que dá pelo nome de Ambrosia.A Tia Cátia já foi ao Brasil, e hoje irá regressar... em boa companhia!

  • 32

    Tudo o que vem à rede... é atum

    +

    Em conserva ou fresco, o atum é dos peixes mais consensuais em casa da Tia Cátia. Por isso, a Tia tem sempre várias receitas na manga.Sopa fria de atum, rápida e apetitosa, com chalotas, pimento, pepino... Uma delícia!Rolo de atum, com o sabor tão particular das anchovas, que depois é fatiado e acompanhado por maionese de alcaparras.E bolinhos de atum, bem fofos, bem fritos... e servidos com salada fresca.Hoje, tudo o que vem à rede... é atum!

  • 33

    Receitas de inspiração portuguesa

    +

    Andámos pelo mundo e esse foi dos nossos grandes feitos. Hoje, a Tia Cátia vai revisitar três receitas que, de alguma forma, representam a nossa cultura além-fronteiras.Tempura de camarões, prato típico do Japão, que, segundo consta, é inspirado nos nossos peixinhos da horta.O tradicional arroz gordo, rico em carnes e chouriço, herança portuguesa que ficou em terras macaenses.Para sobremesa, uma receita típica portuguesa, a brisa do Liz, que inspirou os tão afamados quindins brasileiros.Hoje, atravessamos oceanos para recuperar receitas... de inspiração portuguesa!

  • 34

    Massas para toda a obra

    +

    Já quase ninguém faz massas em casa, mas há receitas em que são incontornáveis. Veja os três exemplos que a Tia Cátia lhe traz:Pastéis de massa tenra com um delicioso recheio de carne e enchidos.Pizzas com formato diferente, e ainda recheadas com molho de tomate e queijo mozarela.Não poderia faltar um doce neste menu: rolos de canela e açúcar, feitos a preceito.Hoje, há massas para toda a obra!

  • 35

    Vegetais congelados: o que fazer com eles?

    +

    Ter sempre vegetais congelados é meio caminho andado para incluirmos mais nutrientes, na alimentação diária. Tendo-os como base, a Tia Cátia traz três receitas deliciosas:Com favas, fará umas boas migas, enriquecidas com chouriço e acompanhadas por ovos estrelados.Com espinafres, mas também com requeijão, chèvre e nozes, teremos umas quantas espirais super crocantes.Com alho-francês e mix oriental de vegetais, há quadrados gulosos para mergulhar em molho agridoce.Hoje, temos toda a frescura... dos vegetais congelados!

  • 36

    Roupa velha em várias versões

    +

    Reciclar é dos verbos que a Tia Cátia mais conjuga na sua cozinha. Com uma pitada de criatividade, tudo se aproveita para criar novas refeições.As sobras de carnes variadas resultam em ótimos muffins, ideais para um snack.Com sobras de arroz e brócolos, fará um arroz de forno, bem ‘alimentado’ com atum e enriquecido com queijo.E quando sobra um pedaço de bolo simples, há que o transformar numa outra sobremesa. Por exemplo: em brigadeiros de bolo, cacau e noz!Hoje, temos o conceito da roupa velha... em várias versões.

  • 37

    Raízes de Goa

    +

    A Tia Cátia é muito curiosa em relação à gastronomia indo-portuguesa. Por sorte, tem uma amiga com raízes goesas que, de quando em vez, vai lá a casa partilhar algumas receitas de família. Por exemplo:Atum picante, com caril, super apurado... para acompanhar chapatis feitos num ápice!Chicken masala, com garam masala, malagueta, gengibre, lima... e tudo a que tem direito.A última receita é um mimo doce: toucinho de coco fresco, feito à base de ovos.Hoje, a viagem é a Goa, mas sem passar o cabo das Tormentas... bem pelo contrário!

  • 38

    Cozinha de inspiração francesa

    +

    A cozinha francesa marcou toda uma época... pelo menos na cozinha da mãe da Tia Cátia. Inspirada nesses tempos, propõe 3 receitas... merveilleuses!A tradicional quiche lorraine, com crème fraiche, ovos e bacon... Uma delícia super prática!Seguem-se os sabores mais complexos da terrina de pato com pimenta verde fresca, um toque de conhaque e de vinho do Porto.E para terminar em beleza, os clássicos profiteroles com baunilha e molho de chocolate.Hoje, o menu tem sotaque francês.

  • 39

    Izakaya: pratos de taberna japonesa

    +

    A Tia Cátia gosta de comida japonesas, mas não é especialista a cozinhá-la. Dito isto, pediu a uma sobrinha – que percebe do assunto – para a ajudar a fazer um menu nipónico! Juntas, vão cozinhar:Missoshiru, sopa de miso, ainda enriquecida com atum, abacate e molho ponzu.Espetadas de vaca, bem regadas com um delicioso molho teriyak.E ainda Califórnia rolls, com salmão e queijo creme, os preferidos lá de casa!Hoje, vamos ao Japão num prato e regressamos no outro.

  • 40

    Bem bebidos!

    +

    A Tia Cátia defende que há pratos que ficam valorizados se acrescentarmos os aromas peculiares de algumas bebidas alcoólicas. As três receitas que se seguem são todas bem bebidas!Com vinho tinto, temos pão enriquecido com figos e nozes e ainda com um ténue aroma a laranja e canela!Com cerveja preta e ainda vinho do Porto, há coelho estufado servido com um delicioso arroz... de cerveja!E com rum, os famosos crepes suzette para servir com uma aromática manteiga de laranja.Hoje a Tia vai cozinhar, literalmente... com o copo na mão!

  • 41

    Bolos com fruta em fim de carreira

    +

    Desperdiçar fruta é uma dor d’alma e em casa da Tia Cátia é coisa que não pode acontecer. Aproveita-a sempre, por exemplo, em bolos:Com banana, temos um bolo irresistível com pequenos pedaços de chocolate negro.Com lima, tangerina e laranja, um bolo fofo, rico em aromas cítricos.E com dióspiros de roer, misturado numa boa calda de limão, canela e açúcar, uma tarte merengada!Hoje, os bolos são feitos com aquela fruta... já em fim de carreira.

  • 42

    Disfarçados

    +

    Há certos ingredientes, sobretudo legumes e peixe, a que os miúdos – e alguns graúdos – torcem o nariz. Ora, a Tia Cátia tem um truque: dá-lhes um toque de magia para os disfarçar!Num creme enriquecido com natas, vai disfarçar, ou melhor, mergulhar num polme, floretes de couve-flor e bimis. Depois são fritos e servidos com uma maionese de tomate.Numa deliciosa esmagada de batata, estarão escondidos lombos de pescada estufados e servidos... na própria batata.Em molho branco, queijo mozarela e queijo parmesão, está um escondidinho de legumes tão guloso que não há quem lhe resista..Hoje, teremos peixe e legumes... bem disfarçados!

  • 43

    Arroz da casa, com Manuel Goarmon

    +

    Em casa da Tia Cátia são muito arrozeiros. A provar que este gosto passa de geração e geração, o filho mais velho da Tia Cátia vai cozinhar três versões de arroz... salgadas e doces!Cá em casa somos muito arrozeiros. A provar que este gosto passa de geração e geração, o meu filho mais velho vem cozinhar três versões de arroz... salgadas e doces!Para início de conversa, temos arroz de fumeiro, com carnes e enchidos vários, que termina no forno!Com sabor a mar, há arroz de marisco, com mexilhão, amêijoas, camarão... é super apetitoso!E para sobremesa, nada como um bom arroz doce frito e recheado com maçã!Hoje, há três pratos...

  • 44

    A todo o vapor

    +

    Cozinhar a vapor tem uma série de vantagens nutricionais e ainda preserva o sabor original dos alimentos. Com este método, a Tia Cátia vai preparar uma refeição completa.Para entrada, pão cozido ao vapor, recheado com frango e uma série de especiarias.Para prato principal, lombos de salmão com espinafres e queijo creme, embrulhados em papelote, no forno.Para sobremesa, um delicioso pudim de chocolate e avelãs, cozido num utensílio especial.Hoje teremos um menu... a todo o vapor!