Os Segredos da Tia Cátia - Estreia

00:30

Próximas transmissões em tv

  1. 1.2.2023 às 05:30

    Em viagem (E15 - T07)

  2. 1.2.2023 às 06:00

    Económicos e congelados (E04 - T07)

  3. 1.2.2023 às 09:55

    Festa de Crianças (E23 - T02)

Sinopse

'Os Segredos da Tia Cátia' é um programa de televisão que conta com três protagonistas: a sempre simpática e acolhedora Tia Cátia, a sua casa e, especialmente, a comida. 

Prepare os utensílios de cozinha, todos os ingredientes e acompanhe a Tia Cátia na criação de deliciosas receitas capazes de fazer qualquer cozinheiro amador brilhar na cozinha. Ideias para um maravilhoso e demorado pequeno-almoço de domingo, receitas com inspiração islandesa ou baseadas na História de Portugal, assim como sugestões para um rápido jantar de sofá, são apenas algumas sugestões que vai poder encontrar ao longo deste programa.

Presença assídua nesta cozinha são os convidados muito especiais que vão ajudar a Tia Cátia. A sua mãe, os seus filhos e muitos amigos, vão partilhar algumas das suas receitas preferidas com os espetadores.

Descubra todos os segredos da Tia Cátia e as receitas deliciosas e dicas culinárias!

 

 

 

Clips

Episódios

  • 1

    Norte de Espanha

    +

    Apesar de adorar a nossa cozinha, a Tia Cátia gosta de ir espreitando a dos vizinhos, para provar novos sabores. Hoje traz todo um menu do Norte de Espanha!Para entrada, sugere tapas de cogumelos saltados em manteiga, queijo de Cabrales e, claro, um molho de tomate apurado.Segue-se a Fabada Asturiana, com feijoca e fumeiro, servida com pão!E, para sobremesa, a famosa tarte de queijo Basca, muito cremosa e macia, com um leve aroma a limão.Acompanhe-nos nesta viagem inspirada pela gastronomia de nuestros vecinos.

  • 2

    Portugueses de Gema

    +

    Sardinhas combinam com grelha, mas há muitas outras combinações possíveis! A Tia Cátia inspirou-se em ingredientes e receitas bem portuguesas para preparar 3 pratos originais:Sardinhas recheadas com broa de milho, ovo, cebola e salsa. No final, são panadas para ficarem bem estaladiças.Migas de sardinha, inspiradas nas tradicionais migas alentejanas. Cheias de sabor e num formato original!E ainda bola de sardinha, de cortar à fatia, comer... e repetir! Hoje, temos receitas portuguesas de gema, e todas.... com sardinha!

  • 3

    Sabores Transmontanos com o Chef Leonel Fernandes

    +

    A vantagem de ter amigos por toda a parte é que quando nos visitam trazem sempre delícias regionais. É o que vai acontecer hoje: o chef Leonel Fernandes está de visita à cozinha da Tia Cátia. Juntos, farão:Mini bolas de fumeiro, inspiradas nos tradicionais folares de Valpaços. Lombelo de porco, acompanhado por peras grelhadas e puré de ervilhas aveludado. Para sobremesa, há pudim de milhos – a lembrar os famosos milhos doces transmontanos. Este menu é simplesmente divinal!

  • 4

    Alternativas sem Trigo

    +

    Fazer pães e bolos sem trigo funciona e recomenda-se, sobretudo para quem é intolerante ao glúten. Temos:Piadinas, preparadas com farinha de arroz e de grão, e recheadas com queijo, fiambre e espinafres.Pãezinhos de queijo e abóbora, feitos com fécula de mandioca. São deliciosos como entrada ou lanche! E ainda bolos de arroz, à base de farinha de arroz – claro está! – e de aveia.Hoje a Tia Cátia traz-nos propostas alternativas ao trigo!

  • 5

    Pratos do Dia para a Família, com António Machado

    +

    Um destes dias, um amigo da Tia Cátia desafiou-a a fazer uma ementa familiar, seguindo os gostos dos seus 5 filhos. Este é o resultado: Tomate cherry recheado com mozarela, no forno, servido de uma forma muito original. Minipanquecas de bacalhau, acompanhadas por arroz de coentros.E para finalizar, gelatinas de fruta servidas com fruta fresca e iogurte grego. Hoje, temos pratos do dia para toda a família!

  • 6

    Festas de Criança

    +

    Com açúcar, afecto e muita cor, a Tia Cátia vai preparar três receitas que brilham nas festas de aniversário dos mais novos. Com massa folhada bem estaladiça, teremos minitartes de queijo e ainda croissants com creme de chocolate e avelã.Vamos pôr as mãos na massa para fazer bolachinhas de manteiga, decoradas com diferentes toppings.E ainda um bolo de aniversário original, feito com crepes coloridos, chantili e frutos vermelhos. Hoje, a festa é das crianças!

  • 7

    Dupla Nacionalidade

    +

    A Tia Cátia adora misturar diversas culturas, no prato. Portanto, hoje, vai casar sabores bem portugueses com ingredientes de outras paragens. Temos saladinha de polvo, com cebola, tomate e salsa, acompanhada por cuscus com açafrão.Os tradicionais pezinhos de coentrada, num risoto al dente com sotaque italiano. E, para sobremesa, figos e amêndoas do Algarve num maravilhoso brownie americano.O menu que se segue tem dupla nacionalidade!

  • 8

    Momentos Doces com Francisco Moreira

    +

    Os doces são o ofício do Francisco Moreira, que, hoje, traz à cozinha da Tia Cátia três receitas daquelas que convencem só pelo nome. Temos:Creme leve de coco e framboesas, servido com crumble de coco crocante e framboesas frescas.Peras cozidas numa aromática calda de especiarias e regadas com uma redução de Moscatel.Para o fim, um bolo de banana super fofo, com cobertura de chocolate negro e avelãs.Já escolheu o seu doce preferido? Na dúvida, teste os três!

  • 9

    Comida de Inverno

    +

    Não há nada como uma comidinha reconfortante para aquecer um dia de inverno. As três receitas que se seguem são ideais para os dias frios! Sopa de feijão branco e legumes, com bacon, massa e malagueta fresca que lhe dá um gostinho especial.Mão de vaca com grão, a típica comida de conforto, daquelas que combina com a quietude do Domingo! Para sobremesa, souflê de chocolate com framboesa. Macio e delicioso!Hoje, a Tia Cátia traz-nos comidinhas de inverno!

  • 10

    Tendências na Cozinha

    +

    A Tia Cátia gosta da cozinha tradicional, mas também de experimentar os novos ingredientes que vão surgindo. Dito isto, fará: Com spirulinia, brigadeiros energéticos enriquecidos com frutos secos e panados com coco!Com óleo de açaí, um belíssimo pesto de manjericão a acompanhar uma salada fresca de tomate e burrata. E com hibisco, que tal bolachinhas doces e estaladiças?Hoje, os protagonistas são tendência na cozinha!

  • 11

    Ao Alentejo, com a Chef Michele Marques

    +

    A Tia Cátia vai receber uma chef brasileira que se rendeu aos sabores alentejanos. A Michele Marques traz três receitas de um certo Alentejo reinventado. Croquetes de borrego, feitos a preceito, com uma deliciosa maionese de alho assado no forno.Bochechas de porco, cozinhadas em lume brando, e acompanhadas por esmagada de batata. Para sobremesa, leite creme aromatizado com a mais alentejana das aromáticas: poejo! Hoje, vamos até ao Alentejo. Acompanhe-nos!