Limão Preservado com Risotto do Mesmo
Receita de: Cátia Goarmon
Ingredientes
- Limão preservado:
- 4 limões médio e pequenos de casca fina (Apare as pontas dos limões. Coloque-os ao alto e corte em 4 sem chegar completamente ao fim, de forma a ficarem unidos.
- 200g de sal
- 50g de açúcar
- 200ml de sumo de limão
- Risotto:
- 2 chalotas picadas
- Azeite
- 300g de arroz arbório ou carnaroli
- 100ml de vinho branco
- 1,5 litros de caldo de legumes quente
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 100g de parmesão ralado
- ½ limão preservado picado
- Sal
- Pimenta
- 1 limão para ralar
- Tomilho fresco para polvilhar
- Queijo parmesão para ralar
Preparação
- Para o Limão preservado:
- 1) Apare topos e as bases de 4 limões. Corte em 4 sem chegar completamente à base de forma a ficarem unidos. Recheie-os de sal em abundância.
- 2) Coloque 3 colheres de sal no fundo de um frasco e 4 colheres de sopa de açúcar. Coloque no interior os limões e adicione 200 ml de sumo de limão.
- 3) Feche o frasco e guarde-o no armário à temperatura ambiente. Agite o frasco todos os dias durante 3 semanas, altura em que estará pronto. Depois de aberto guarde no frigorífico.
- Para o risotto:
- 1) Num tacho com 4 colheres de sopa de azeite, refogue 2 chalotas picadas. Junte 300g de arroz arbóreo, deixe fritar um pouco e refresque com 1 colher de sobremesa do sumo de limão preservado e 100ml de vinho branco. Acrescente aos poucos o caldo de legumes mexendo sempre. Todo o processo deverá demorar cerca de 20 minutos.
- 2) Quando o risotto estiver cozido acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e 100g de queijo parmesão ralado. Tempere com pimenta.
- 3) Pique ½ limão preservado, misture com algumas folhas de tomilho e envolva no risotto.
- 4) Sirva e finalize com lascas de queijo parmesão e raspa de limão.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Miguel Mesquita
Arroz de Cozido com Legumes Salteados
Receitas Miguel Mesquita
Arroz Mediterrâneo com Piso de Ervas Aromáticas
Receitas Joana Barrios
Arrozotto de Bacalhau
Receitas Cátia Goarmon
Paella à Valenciana
Receitas Cátia Goarmon
Estufado de Grão e Arroz de Alga Wakame
Receitas Carlos Afonso
Arroz de Carabineiros
Receitas Cátia Goarmon
Arroz de Tamboril
Receitas Cátia Goarmon
Arroz Malandrinho de Tomate e Bacalhau
Receitas Cátia Goarmon
Risoto de Cogumelos com Crocante de Caju
Receitas Cátia Goarmon
Risoto de Pézinhos de Coentrada