1. Pré-aqueça o forno a 180º.

2. Com a batedeira bata 200g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente, e 200g de açúcar até que fique uma mistura bem macia e clara. Vá acrescentando os 3 ovos lentamente.

3. Noutra taça coloque 180g de amêndoas moídas com 100g de farinha,1 colher chá de anis estrelado em pó e sementes de 1 vagem de baunilha. Misture tudo e acrescente aos ovos, com a máquina em movimento. Adicione 100g de iogurte natural e misture outra vez. Acrescente 1 pitada de sal.

4. Verta o preparado numa forma redonda de fundo amovível e forrada a papel vegetal. Corte 12 figos em 4. Distribua os pedaços de figos em  cima da massa, empurrando levemente para dentro da massa. Leve ao forno por 15 minutos a forno pré aquecido a 180º. Depois desse tempo, baixe a temperatura do forno para 170ºC e asse por mais 40 minutos.

5. Para a calda, leve ao lume uma frigideira com 3 colheres de sopa de açúcar e 6 colheres de sopa de vinho do porto e a vagem de baunilha sem sementes. Deixe começar a caramelizar. Coloque 6 figos partidos em quatro e deixe-os na calda para que aqueçam.

6. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Quando ficar frio polvilhe açúcar em pó e sirva com a calda e 1 iogurte natural.

Ingredientes

  • Ingredientes para o bolo:
  • 200g de manteiga sem sal, amolecida
  • 200g açúcar
  • 3 ovos grandes
  • 180g de amêndoas moídas
  • 100g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • Sementes de 1 vagem de baunilha
  • 1 colher chá de anis estrelado em pó
  • 100g de iogurte natural
  • 12 figos
  • Açúcar em pó para polvilhar
  • 1 Iogurte natural
  • Ingredientes para a calda:
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 6 colheres de sopa de vinho do porto
  • 6 figos partidos em quatro

Preparação

    Receitas relacionadas

    Ver tudo