Descrição
1. Para a massa: Na amassadeira coloque 300 g de manteiga, 2 chávenas de açúcar, 6 ovos, 3 chávenas de farinha com fermento, 1 chávena de farinha sem fermento e 1 chávena e ¼ de leite.
2. Incorpore os ingredientes à velocidade mínima e depois aumente a velocidade durante 2 minutos. Acrescente 3 colheres de sopa de aroma de baunilha e continue a misturar.
3. Forre 3 formas com papel vegetal e unte com manteiga e farinha.
4. Divida o preparado pelas 3 formas e leve ao forno durante 50 minutos, a 150º.
5. Para o creme: Num tacho pequeno aqueça ½ chávena de leite. Deixe que levante fervura e coloque 2 saquetas de chá earl grey e deixe em infusão durante 10 minutos.
6. Separe 4 ovos e guarde as gemas. Acrescente às claras uma pitada de sal e bata em castelo. Adicione 1 chávena de açúcar.
7. Bata 300 g de manteiga amolecida com o leite da infusão e depois incorpore as claras em castelo.
8. Coloque num saco de pasteleiro e leve ao frigorífico para arrefecer.
9. Tire os bolos do forno, desenforme e deixe arrefecer.
10. Retire a parte de cima dos 3 bolos.
11. Coloque um dos bolos no prato e espalhe creme por cima. Coloque o segundo bolo e depois mais uma camada de creme. Coloque o último bolo e decore com o resto do creme e purpurinas.
Ingredientes
Massa:
- 300 g Manteiga
- 2 chávenas de açúcar
- 6 Ovos
- 3 chávenas de farinha com fermento
- 1 chávena de farinha sem fermento
- 1 chávena e ¼ de leite
- 3 colheres de sopa de aroma de baunilha
- Manteiga
- Farinha
Creme:
- ½ chávena de leite
- 2 saquetas de chá earl grey
- 4 Claras
- Sal
- 1 chávena de açúcar
- 300 g Manteiga Amolecida