Descrição
1. Diluir o fermento na água, com a água a cerca de 30ºC, de forma a activar o fermento.
2. Numa batedeira, colocar a farinha, a água com fermento de padeiro, e começar a misturar. Adicionar os ovos, um a um, e por ultimo a manteiga e o azeite. Misturar tudo bem
3. Retirar a massa da batedeira, colocar na bancada polvilhada com farinha e amassar ligeiramente, só para juntar tudo. Colocar numa taça e deixar fermentar durante 2 horas.
4. Misturar os ingredientes para a manteiga de canela, com uma espátula ou uma trituradora, espalhar a mistura entre duas folhas de papel vegetal e levar ao frigorifico ou congelador, de forma a criar uma placa de manteiga.
5. Quando a massa já estiver levedada e a manteiga estiver fresca, retirar a manteiga do papel vegetal cuidadosamente. Nesta fase convém trabalhar rápido para a manteiga não derreter muito. A seguir, corte a massa levedada em 6 pedaço e estique cada pedaço. Vá alternando entre os pedaços de massa esticados e a manteiga de canela colocada generosamente e, no final junte as pontas e dê-lhe um formado relativamente uniforme.
6. Unte uma forma rectangular com azeite e coloque a bôla na forma, polvilhada com açúcar. Colocar no forno a 200ºC, durante 30 minutos.
7. Passados os 30 minutos, retire a forma do forno e, sem seguida, retire a bôla da forma para ir arrefecendo.
Empratamento:
Corte uma fatia da bôla e disponha num prato com açúcar em pó polvilhado em cima.
Ingredientes
- 500gr de farinha
- 30gr de fermento de padeiro
- 50gr de manteiga
- 250ml de água
- 2 ovos
Manteiga de canela:
- 250gr de manteiga
- 100gr de açúcar
- 10gr de canela