Magret de Pato
Receita de: Joana Barrios
Ingredientes
- 2 peitos de pato
- 6 dentes de alho
- 1 clementina
- Flocos de sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
- Molho:
- Sucos da marinada
- Sumo de 1 clementina
- 2 ramos de alecrim
- 1 colher de sopa de doce de amora
- 1 colher de sopa de mel
- 1 chávena de caldo de legumes q.b.
- 1 mão de farinha
- 1 copo de vinho do Porto
- 1 chávena de caldo (de legumes ou carne)
Preparação
- 1. Com a ajuda de um almofariz esmague seis dentes de alho e faça uma pasta com um pouco de sumo da clementina, flocos de sal e pimenta; esfregue os peitos de pato com esta mistura e deixe-os descansar por cerca de duas horas no frigorífico, cobertos com película aderente.
- 2. De seguida, limpe os peitos de pato do excesso da marinada, reservando-a (vai fazer-lhe falta para o molho!).
- 3. Com uma faca afiada faça uns golpes na pele do pato, na parte da gordura, para criar assim um lindíssimo padrão em losango; tenha cuidado para não atravessar a gordura e chegar à carne.
- 4. Aqueça muito bem uma frigideira e comece por introduzir os peitos de pato com a pele para baixo; assim que a pele estiver dourada, vire e cozinhe os peitos por cerca de mais 6 a 8 minutos.
- 5. Retire do lume, envolve em papel vegetal e deixe a descansar no forno numa temperatura muito baixinha.
- 6. Para o molho, na mesma frigideira onde cozinhou o pato acrescente os sucos da marinada que reservou, o restante sumo de clementina e o alecrim; retire os ramos de alecrim e adicione o doce de amora, o mel, um pouco do caldo de legumes, a farinha e o vinho do Porto; envolva muito bem e assim que levantar fervura, baixe o lume e conte uns dez a quinze minutos, mexendo ocasionalmente; queremos que o molho reduza e adquira uma textura cremosa; de seguida coe este molho para um recipiente.
- 7. Para servir regue os peitos com este molho sumptuoso!
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Miguel Mesquita
Perna de Pato, Couve Roxa e Figos
Receitas Joana Barrios
Empata
Receitas Joana Barrios
Pato com Tons Laranja
Receitas Joana Barrios
Confit de Canard
Receitas Cátia Goarmon
Arepas Recheadas com Pato e Pickles
Receitas Cátia Goarmon
Folhado de Pato
Receitas Cátia Goarmon
Magret de Pato com Toranja
Receitas Filipa Gomes
Magret de Pato com Risotto de Espargos e Maçã Verde
Receitas Henrique Sá Pessoa
Arroz de Pato à Lafões | Viseu
Receitas Cátia Goarmon
Terrina de Pato com Pimenta Verde