Açorda de Camarão | Beja
Receita de: Henrique Sá Pessoa
Ingredientes
- 300g Camarão 30/40
- 1 molho de coentros
- 4 dentes de alho
- 1/2 cebola
- Q.b sal
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1,5L água a ferver
- 400 grs de pão caseiro (duro)
- 2 ovos
- 1 shot de brandy
- 2 c.sopa de polpa de tomate
Preparação
- 1. Descascar o camarão e reservar as cascas e a cabeça
- 2. Começar por fritar as cabeças e as cascas, em azeite, para o caldo. Ir esmagando o conteúdo, para retirar o máximo de suco. No final juntar o brandy e deixar queimar o álcool.
- 3. Posteriormente juntar a cebola, e 2 dentes alho laminados e a polpa de tomate, com uma pitada de sal.
- 4. Juntar água fria ao caldo, e deixar ferver em lume brando, durante 25 minutos, até levantar as impurezas.
- 5. Picar grosseiramente os coentros, e reservar.
- 6. Juntar um pouco de água quente ao pão previamente cortado em cubos, para facilitar a absorção do caldo de camarão, regar ainda com 1 fio de azeite e um pouco de sal. Reservar 2/3 minutos.
- 7. Cortar o camarão em pedaços pequenos, e reservar 4 inteiros para colocar no fim. Temperar com sal.
- 8. Picar os talos dos coentros e laminar 2 dentes de alho.
- 9. Num tacho colocar um fio de azeite com os talos dos coentros e os alhos. Começar por cozinhar os camarões picados, por breves instantes, e retirar.
- 10. Juntar um pouco mais de azeite. Esmagar o pão, e colocar no tacho com azeite. Juntar o caldo gradualmente e cozinhar o pão. Rectificar com sal.
- 11. Caso o pão esteja com pedaços demasiado grandes, usar o esmagador de batata para reduzir.
- 12. Juntar o camarão e os coentros ao pão, e desligar o lume.
- 13. Numa frigideira pequena, com um pouco de azeite, corar os camarões inteiros temperados com sal.
- 14. Num prato colocar o pão, a gema de 1 ovo por cima, com os camarões corados e por fim os coentros.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Joana Barrios
Massa de Gambas Al Ajillo
Receitas Miguel Mesquita
Camarão de Moçambique Assado com Citrinos e Molho de Chili Doce
Receitas Joana Barrios
Vieiras da Tilinha
Receitas Joana Barrios
Cascata de Camarão
Receitas Cátia Goarmon
Rissóis de Berbigão
Receitas Joana Barrios
Rolinhos de Caranguejo
Receitas Cátia Goarmon
Pimentos Recheados com Sapateira
Receitas Cátia Goarmon
Cuscos Transmontanos com Camarão e Abóbora
Receitas Miguel Mesquita
Caril de Camarão Selvagem com Lentilhas
Receitas Cátia Goarmon
Cuscuz de Camarão