Crepes de Açafrão, Camarão, Espinafres e Bechamel de Limão
Receita de: Filipa Gomes
1. No liquidificador junte 2 ovos médios, 2 colheres de sopa de manteiga derretida, 1 chávena de leite, 1/4 de chávena de cerveja e triture até estar homogéneo.
2. Junte 1 chávena de farinha de trigo sem fermento, 1 colher de chá de açafrão e sal. Adicione estes secos ao liquidificador em funcionamento e triture apenas por alguns segundos só até incorporar.
3. Sobre o lume, unte com manteiga uma frigideira com 30 cm de diâmetro, e deite 1/4 da massa, cobrindo toda a superfície. Cozinhe de ambos os lados e repita o processo mais 3 vezes.
4. Entretanto faça o bechamel: num tacho derreta 1 colher de sopa de manteiga e junte 1 colher de sopa de farinha. Envolva bem e acrescente gradualmente 1 chávena de leite. Tempere com sal, pimenta, raspas de 1 limão e deixe cozinhar até estar cremoso. Depois deixe arrefecer.
5. Para o recheio comece por colocar 200gr de espinafres, previamente lavados, dentro de uma taça com um pouco de água, tape com película aderente e leve ao microondas até murchar.
6. Derreta uma colher de sopa de manteiga numa frigideira, junte 2 dentes de alho fatiados e adicione 300 gramas de camarão descascado. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos.
7. Nessa altura passe os espinafres por água fria, escorra bem a agua e pique grosseiramente. Pique também os camarões cozinhados e coloque tudo numa taça, assim como 100 gramas de queijo creme e misture.
8. Com o bechamel já frio, junte o sumo de 1/2 limão.
9. Monte os crepes colocando ¼ do recheio em cada crepe, dobre em guardanapo e sirva numa travessa.
10. Regue com o molho bechamel e acompanhe com uma salada de verdes e algumas rodelas de limão.
Ingredientes
- Massa:
- 2 ovos médios
- 2 c. de sopa de manteiga
- 1 cháv. de leite
- 1/4 de cháv. de cerveja
- 1 cháv. de farinha de trigo sem fermento
- 1 c. chá de açafrão
- q.b. sal
- q.b. manteiga (para untar)
- Bechamel de Limão:
- 1 c. de sopa de manteiga
- 1 c. de sopa de farinho de trigo sem fermento
- 1 cháv. de leite
- q.b. sal
- q.b. pimenta preta
- Raspas de 1 limão pequeno
- Sumo de 1/2 limão
- Recheio:
- 200g de espinafres
- 1 c. de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho
- 300g de camarão
- q.b. sal
- q.b. pimenta
- 100g de queijo creme
- Para servir:
- q.b. salada
- q.b. azeite
- q.b. vinagre
- q.b. sal
- q.b. pimenta
- q.b. limão
Preparação
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Filipa Gomes
Salsichas Mumificadas
Receitas Filipa Gomes
Ovos Aranhentos
Receitas Henrique Sá Pessoa
Bacalhau à Zé do Pipo | Viana do Castelo
Receitas Cátia Goarmon
Canelones de Beringela
Receitas Cátia Goarmon
Filetes com Pasta de Coentros
Receitas Cátia Goarmon
Atum Verde com Bolacha Pipoca
Receitas Cátia Goarmon
Risotto de Cogumelos com Aroma de Trufas
Receitas Cátia Goarmon
Cordon-Bleu de Porco com Castanhas
Receitas Cátia Goarmon
Ovos com Farinheira em Taça de Pão Alentejano
Receitas Cátia Goarmon
Coelho em Taça de Churro