Descrição
Faça um empadão de pescada melhor que o da sua infância.
1. Coza 500 gramas de filetes de pescada com meio litro de leite, uma folha de louro, uma casca de limão e finalmente uma pitada de sal, durante 10 minutos. Depois coe o leite, reserve e desfaça a pescada em lascas.
2. Aqueça um fio de azeite numa frigideira, junte uma cebola picada, um alho francês cortado em rodelas bem finas e ainda 4 dentes de alho picados. Deixe refogar.
3. Entretanto para fazer o puré use 1 kg de batatas, meia couve-flor e 200 gramas de ervilhas, tudo cozido e escorrido. Coloque num tacho ao lume, vá triturando e junte 1 gema batida. Adicione uma pitada de sal, outra de noz moscada e 4 colheres de sopa de manteiga. Regue com cerca de 100 a 150 ml do leite onde cozeu o peixe, mexa até ficar com a consistência que deseja e reserve.
4. Volte ao refogado: junte o peixe, misture, depois adicione 2colher de sopa de mostarda, 200 ml do leite onde cozeu a pescada e 1 colher de sopa de farinha de trigo dissolvida num pouco de leite. Tempere com sal e pimenta e vá mexendo até obter uma consistência mais firme.
5. Depois componha o empadão num tabuleiro grande. Deite uma camada de puré, a seguir o peixe, rale um pouco de queijo da ilha e finalmente espalhe a última camada de puré. Cubra com mais um pouco de queijo da ilha ralado e leve ao forno pré-aquecido nos 200 graus durante 20 minutos. Passado esse tempo, está pronto. Sirva com um copinho de groselha e sinta-se em 1990.
Ingredientes
- 500 gr Filetes de Pescada Descongelados
- 500 dl Leite
- 1 folha Louro
- 1 casca Limão
- q.b Sal
- q.b Azeite
- 1 Cebola
- 1 Alho Francês
- 4 dentes Alho
- 2 colheres de sopa Mostarda
- 200 ml Leite de Cozedura da Pescada
- 1 colher de sopa Farinha de Trigo sem fermento
- q.b Sal
- q.b Pimenta
Puré de Batata
- 1 kg Batatas
- 1/2 cabeça Couve-Flôr
- 200 gr Ervilhas Congeladas
- 1 Gema de Ovo
- q.b Sal
- q.b Noz-Moscada
- 4 colheres de sopa Manteiga
- 100 - 150 ml Leite de Cozedura da Pescada
- 1 chávena Queijo da Ilha Ralado