Pasteis de Feijão | Viseu
Receita de: Henrique Sá Pessoa
Ingredientes
- 300gr de feijão branco cozido
- 200ml de água
- 100gr de açúcar
- 6 gemas
- 1 limão
- 30gr de manteiga
- 2 pacotes de massa folhada
- Nozes q.b.
Preparação
- 1. Comece por pré-aquecer o forno a 185ºC.
- 2. Ferver a água com um açúcar durante 5 minutos, para fazer uma calda.
- 3. Lave e escorra o feijão e, em seguida, triture-o.
- 4. Separe as gemas das claras. Comece a bater as gemas com uma vara e vá juntando a calda a fio, devagar, de forma a não cozer as gemas.
- 5. Volte a pôr o creme no tacho em que fez a calda e vá cozinhando em lume brando, sempre a mexer, durante 5 a 7 minutos, até engrossar. Em seguida, colocar gelo e àgua numa taça grande, e o creme de ovos numa taça pequena, dentro da taça grande, de forma a arrefecer o creme para poder depois rechear os pastéis.
- 6. Juntar o creme de feijão ao creme de ovos, e adicionar a manteiga e uma colher de chá de raspa de limão.
- 7. Colocar 3 boas porções deste creme final ao longo do rectângulo de massa, dobre a restante massa por cima do recheio e corte com uma forma de cortar ou uma faca. Certifique-se que os pastéis estão bem fechados e pincele com gema de ovo.
- 8. Pique as nozes e coloque por cima dos pastéis e em seguida leve ao forno, num tabuleiro com papel vegetal, durante 10 a 15 minutos.
- 9. Retire os pastéis do forno e sirva polvilhados com açúcar em pó.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Carlos Afonso
Bolo de Aguardente e Mel
Receitas Carlos Afonso
Bolo de Caneca com Morangos e Chantilly
Receitas Miguel Mesquita
Bolo de Banana Caramelizada
Receitas Miguel Mesquita
Bolo de Ananás e Cardamomo
Receitas Cátia Goarmon
Bolo de Melão
Receitas Cátia Goarmon
Bolo de Maçã e Canela sem Açúcar
Receitas Henrique Sá Pessoa
Bolo de Noz e Laranja com Chantilly de Canela
Receitas Henrique Sá Pessoa
Bolo de Azeite
Receitas Miguel Mesquita
Bolo de Espinafres e Limão
Receitas Miguel Mesquita
Bolo de Caramelo Salgado