Ingredientes

  • 160g de cevada perolada
  • 50g de toucinho fumado (barriga)
  • Azeite q.b.
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de pimentão doce
  • 1/2 colher de chá de curcuma
  • 50ml de vinho branco
  • 2L de caldo de legumes caseiro
  • Sal q.b.
  • 200g de miolo de gambão
  • 6 tomates cherry fatiados
  • 1 cubo de manteiga
  • 100g de folhas de espinafres

Preparação

  • 1. Coloque a cevada numa taça com água morna para a hidratar, cerca de 15 minutos. Reserve.
  • 2. Num tacho ao lume, junte o toucinho em cubos e deixe cozinhar até ficar crocante. Retire e reserve.
  • 3. No mesmo tacho junte a cebola e o dente de alho picados, o pimentão doce e a curcuma. Refogue até a cebola ficar translúcida.
  • 4. Coe a cevada, junte-a ao tacho e deixe refogar durante cerca de 1 a 2 minutos. De seguida, junte o vinho branco e deixe evaporar completamente.
  • 5. Junte 1 concha de caldo de legumes e tempere com um pouco de sal, vá mexendo ligeiramente até a cevada ter absorvido todo o líquido, junte mais caldo e vá repetindo até que a cevada esteja praticamente cozida, cerca de 15 minutos.
  • 6. Nesta altura junte o miolo de camarão e o tomate cherry e envolva. Retifique os temperos e deixe cozinhar mais 5 minutos juntando mais caldo de legumes, se for necessário.
  • 7. Quando a cevada e o camarão estiverem cozidos, junte a manteiga e os espinafres, mexa e sirva.

Receitas relacionadas

Ver tudo