As melhores receitas com... quinoa

10.05.2019

As melhores receitas com... quinoa

 

A quinoa veio para ficar. Com um riquíssimo valor nutritivo e grande versatilidade culinária, pode ser usada em várias receitas. Aqui ficam seis, para lhe abrir o apetite.

 

Pastéis de bacalhau com quinoa | Tia Cátia

 

Não queremos ferir suscetibilidades de mentes mais sensíveis e tradicionais, mas... sim, é possível trocar a batata por quinoa na confeção de uns saborosos pastéis de bacalhau.

Depois de cozer a quinoa, terá apenas de a reduzir a puré e depois envolver com todos os ingredientes que fazem destes pastéis uma das mais apreciadas iguarias da nossa cozinha tradicional: o bacalhau, a cebola, o alho, o ovo, a salsa e, claro está, o sal, a pimenta e a noz moscada.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Salada de quinoa vermelha e salmão selvagem | Filipa Gomes

 

Salmão e quinoa são, por si só, uma combinação vencedora. Se a isso juntarmos bróculos, gomos de laranja, abacate e amêndoas laminadas, é possível que estejamos na presença de uma salada memorável.

Esta receita da Filipa Gomes é uma mistura perfeita de sabor e ingredientes saudáveis, sendo uma ótima “companhia” para aqueles dias em que nos apetece algo saboroso mas que não “obrigue” a ir para o ginásio no dia seguinte.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Salada de quinoa, trigo sarraceno, ovo e ervas aromáticas | Leonardo Pereira

 

Os sabores do campo estão por todo o lado nesta incrível receita do Leonardo Pereira. À quinoa juntamos o trigo sarraceno, diversos tipos de manjericão, azedas, flores de calêndula e de capuchinha, enfim, é como se um estivéssemos a fazer um piquenique dentro de uma taça.

O melhor de tudo? Os ovos escalfados que a acompanham, dando a este prato um toque irresistível.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Salada de quinoa com chips de batata doce | Tia Cátia

 

Quinoa e saladas, saladas e quinoa... A ideia que dá é que são quase inseparáveis, não é? Esta salada de quinoa com chips de batata doce é mais um bom exemplo: à quinoa branca, cozida numa infusão de chá verde, juntamos cogumelos e espinafres, com uma “pitada” de nozes por cima e chips de batata doce (muito fáceis de fazer no micro-ondas) como acompanhamento crocante perfeito.

E sim, por esta altura já devem ter percebido: esta é uma ótima opção para vegetarianos. A Tia Cátia pensa em tudo.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Muffins de quinoa vermelha e milho | Leonardo Pereira

 

Quinoa com acompanhamento de um prato é algo que provavelmente já viu. Mas apostamos que nunca ouviu falar destes muffins de quinoa e milho do Leonardo Pereira.

Ideal para funcionar como acompanhamento salgado, junta à quinoa e ao milho a doçura do mel e do leite de amêndoa e o picante da malagueta (sem esquecer do sal, claro) para criar algo original na confeção, no aspeto e no sabor.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Quinoa de pato | Tia Cátia

 

Começamos e acabamos com reinvenções da cozinha portuguesa. O arroz de pato é um prato que faz parte do nosso imaginário gastronómico (é daquelas pessoas que guarda a rodela de chouriço para comer no fim?), mas esta Quinoa de pato da Tia Cátia promete cultivar muitos fãs.

Juntamos ao pato a quinoa preta, cozida na água do primeiro, e as rodelas de chouriço, para uma versão “aquinoada” deste prato que vai surpreender tudo e todos.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Quer saber mais sobre a quinoa? Então clique aqui