Jantar de amigos: 6 receitas para brilhar

02.05.2019

Jantar de amigos: 6 receitas para brilhar

 

Chega o fim de semana e muitos de nós recebemos amigos em casa para celebrar: um anúncio de noivado, um aniversário, um nascimento ou, simplesmente, o facto ter já passado demasiado tempo sem se verem mas as coisas não terem mudado. Aqui seguem seis sugestões dos nossos chefs para brilhar na cozinha num desses jantares.

 

Sopa de tomate e pimento e pasta de vegetais | Rudolph van Veen

“A cada boca uma sopa” é um provérbio e uma lição. Quer surpreender os seus amigos? Então deixe de lado os “tradicionais” ovos mexidos com farinheira e faça esta sopa de tomate e pimento que, para além de os deixar surpresos, promete também deixá-los satisfeitos.

Depois, faça também uma pasta de vegetais para barrar no pão, que funciona não só como complemento ideal à sopa, mas também como o início perfeito de uma noite gastronomicamente rica com amigos.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Pataniscas de camarão | Leonardo Pereira

Continuando no capítulo das surpresas, e se as pataniscas, em vez de bacalhau, fossem de camarão?

É isso que nos propõe o Leonardo Pereira nesta receita – em que a polme que envolve as pataniscas é tão importante como o seu recheio –, que vai abrir ainda mais o apetite dos seus amigos para o que resta do jantar.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Empadão de peixe com ervilhas | Jamie Oliver

As receitas do Jamie Oliver não são só visualmente muito ricas: a forma como o chef inglês cozinha a chamada “comida de conforto” (comfort food, em inglês) é aquilo que, provavelmente, faz com que tenha uma legião de fãs em todo o mundo.

Por tudo isto, cozinhar o seu Empadão de peixe com ervilhas num jantar de amigos só pode ser uma aposta ganha. O salmão, a pescada e o camarão juntam-se às batatas, às ervilhas, aos espinafres e ao queijo para compor um prato que promete fazê-lo brilhar junto dos seus amigos que, antes de o provarem, até nem eram propriamente fãs de peixe.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Arroz de frango e farinheira | Filipa Gomes

Depois do peixe, vem a carne, e o Arroz de frango e farinheira da Filipa Gomes é uma receita tão simples quanto deliciosa.

O arroz, o chouriço de carne, a farinheira e, claro está, o (peito de) frango são sabores conhecidos de quase todos, o que torna este prato – cuja confeção é uma tarefa relativamente acessível, até para quem não gosta de cozinhar – uma aposta ganha num jantar de amigos.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Guardanapos | Tia Cátia

Despachadas as entradas e os pratos, chega então a hora das sobremesas. E estes guardanapos da Tia Cátia vão deixar toda a gente impressionada.

A receita é simples e o segredo está na doçura do recheio e na massa fofa que faz dos guardanapos um dos bolos de pastelaria com mais adeptos.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Brownie de chocolate e nozes pecan | Francisco Moreira

Se não quiser arriscar o facto de uma sobremesa não chegar para todos, a nossa sugestão é que... faça duas.

E é aqui que entra o brownie de chocolate e nozes pecan do Francisco Moreira, o parceiro ideal para um café ou um digestivo, naquela altura em que a conversa começa a ser maior do que a vontade de comer.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Ficou inspirado? Está na hora de reunir os amigos e mostrar os seus novos dotes.