Viajar para comer? Eis alguns destinos gastronómicos de sonho

05.06.2019

Timolina
Viajar para comer? Eis alguns destinos gastronómicos de sonho

 

Quais os locais do mundo com melhor gastronomia? Essa é a pergunta que vamos tentar responder, numa lista que promete deixar-nos a todos de água na boca.

 

Muitos comem enquanto viajam e muitos outros viajam para comer. Uma das melhores partes de visitar outros sítios é conhecer a sua cultura através das nossas papilas gustativas. A gastronomia conta histórias, exemplifica costumes culturais e ilustra tradições locais, e essa descoberta é, obviamente, mais intensa quando se parte à descoberta de outro país: um viajante conhece uma outra faceta da região simplesmente por comprar, cozinhar ou experimentar um prato local.

O National Geographic criou uma lista com os melhores destinos gastronómicos para conhecer em 2019 e desde delícias italianas recheadas de tomate até iguarias vegan feitas na Índia, apresentamos aqui alguns pratos capazes de agradar a todos. Há gostos para tudo e muitos não se alinham, mas com uma viagem de avião e férias pelo meio, é difícil sair desiludido com estas sugestões.

 

Austrália: McLaren Vale

Apesar de ser uma paragem obrigatória na rota dos vinhos australianos, a gastronomia desta região a sul de Adelaide não se esgota na vinicultura. Dezenas de frutas e vegetais prosperam na terra fértil da Península de Fleurieu, mas a riqueza gastronómica não fica por aqui, porque o Golfo de St. Vincent “fornece” queijos, cordeiro, peixe e crustáceos de água doce, como o australiano yabby.

 

Itália: Bolonha

Esta cidade é sinónimo do prato favorito de muitas crianças - espaguete à bolonhesa -, mas os seus encantos culinários estendem-se para lá do ex-libris. Bolonha é a cidade universitária mais antiga da Europa, mas é também animada, liberal, descontraída e apaixonada por comida. É apelidada de “La grassa” (gordura) e não é difícil de perceber porquê: tem os melhores stuzzichini (pequenas entradas, equivalentes aos petiscos portugueses) de Itália, que incluem focaccia, vegetais fritos, azeitonas e queijo parmesão salgado. Nesta terra, depois de experimentar todos os stuzzichini, o difícil vai ser ainda ter fome para jantar.