Crab linguine
A carne de caranguejo mesmo maravilhosa. Não é barata hoje em dia mas é super rápida de se confeccionar e os resultados são excitantes, deliciosos, reconfortantes e um pouco snobs, tudo ao mesmo tempo. E, na realidade, até gosto de ter uma refeição fina mas desfrutar dela sentado no sofá com as minhas calças de jogging vestidas. Quando se compra marisco como caranguejo ou lagosta, é importante conversar com o pescador com antecedência para descobrir qual o melhor dia para comprar, para que os consiga nas melhores condições e com o melhor sabor.

Pode fazer este prato com pasta fresca ou seca portanto se usar pasta fresca, corte as folhas em linguine e deixe secar durante uma hora antes de cozer para ficar mais al dente.

  • Coloque a carne branca de caranguejo numa tigela grande e adicione os topos dos bulbos de erva-doce (normalmente quando compra em supermercados, os topos já foram removidos mas se conseguir alguns, óptimo). 
  • Apare a base do bulbo e remova a camada exterior se tiver alguma mancha e depois, usando a parte áspera do ralador, raspe o bulbo para dentro da tigela com o caranguejo. Usando a parte fina do ralador, adicione apenas um pouco de ralas de meio limão à tigela. 
  • Retire as sementes e corte finamente os pimentos e adicione metade ao caranguejo, deixando o restante para colocar por cima mais tarde. Para fazer o acompanhamento, misture a carne castanha de caranguejo, o sumo de ambos os limões e o azeite juntamente com um pequeno salpico de água. 
  • Misture com a carne branca de caranguejo e tempere a seu gosto.

Coloque uma panela com água com sal a ferver para a pasta. 
Transfira a carne de caranguejo para uma panela grande em lume baixo para aquecer gentilmente, enquanto cozinha a pasta. Se usou pasta fresca, esta demorará apenas 2 minutos a cozer, se usou seca então cozinhe de acordo com a instruções do pacote mas não aqueça o caranguejo até ir pelo menos a metade. 
Entretanto, escolha cuidadosamente as suas folhas de erva-doce ou de manjericão.

  • Escorra a pasta, guardando um copo cheio de água da cozedura, e junte-a ao molho, adicionando metade das ervas escolhidas anteriormente e soltando-a, se necessário, com um salpico da água da cozedura. 
  • Divida em 4 tigelas mornas, cubra com o resto dos pimentos, erva-doce ou manjericão e sirva. Eu adoro isto com um bom e frio copo de Soave ou Riesling.


Retirado de Jamie’s Comfort Food, publicado por Michael Joseph. Receita © Jamie Oliver. ssFotografia © Jamie Oliver Enterprises Limited 2014, por David Loftus

Ingredientes

  • 320 gr Linguine 300 gr carne branca de caranguejo 1 bulbo de erva-doce 2 Limões 1-2 pimentos vermelhos frescos 1 colher de sopa cheia de carne castanha de caranguejo 8 colheres de sopa de azeite extra virgem 1 punhado de erva-doce ou de folhas pequenas e frescas de manjericão

Preparação

    Receitas relacionadas

    Ver tudo