Tarte de Limão
Receita de: Margarita Pugovka

Ingredientes
- Massa doce:
- 250g de farinha sem fermento
- 90g de açúcar em pó
- 30g de farinha de amêndoa
- 120g de manteiga sem sal
- ½ vagem de baunilha
- 2g de flor de sal
- Creme de limão:
- 230g de açúcar
- Raspa de 3 limões
- 4 ovos
- 160ml sumo de limão (aproximadamente 4 limões)
- 280g de manteiga sem sal
- Ácido cítrico q.b.
- Merengue italiano:
- 2 claras (60g total)
- 120g de açúcar
- 40g de água
- Sal q.b.
Preparação
- 1. Para a massa doce, numa batedeira com a pá adicione todos os ingredientes da massa. Bata até formar uma massa homogénea e forme um retângulo. Cubra com película e leve a refrigerar por 1h.
- 2. Retire do frio e estenda até obter uma massa com espessura de 2/3mm. Corte com um aro de 24cm de diâmetro, preencha as laterais com mais massa e faça uns furos na base. Leve novamente ao frio durante 30 minutos.
- 3. Coza num forno previamente aquecido a 170ºC durante 15/20 minutos ou até a massa ter uma cor dourada por todo.
- 4. Para o creme de limão, numa taça grande e resistente a calor, adicione o açúcar e as raspas de limão. Com as mãos esfarele o açúcar de forma a obter uma textura similar a areia humedecida. Adicione os ovos e o sumo de limão e leve a um banho-maria, mexendo sempre, até engrossar ou atingir os 84ºC. Entretanto, retire do lume e coe por um peneiro fino. Disponha uma película em contacto e deixe arrefecer até aos 40ºC. De seguida, adicione a manteiga cortada em cubos e emulsione com uma varinha mágica durante 3 minutos. Se quiser pode adicionar um pouco de ácido cítrico.
- 5. Coloque o creme na base da tarte arrefecida e refrigere durante 5 horas.
- 6. Para o merengue italiano, coloque as claras na cuba de uma batedeira com varas.
- 7. Num tacho adicione a água seguida do açúcar e ligue o lume. Assim que a calda atingir 114ºC comece a montar as claras em velocidade média-alta com uma pitada de sal. Quando a calda atingir os 118ºC, verta em fio, junto da borda da cuba da batedeira em funcionamento. Monte até que o merengue tenha um aspeto brilhante e a cuba esteja fria. Transfira para um saco de pasteleiro.
- 8. Decore a tarte com o merengue italiano, fazendo pequenas bolas de vários tamanhos. Queime com um maçarico ou na funcionalidade de grill do forno e está pronta.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Carlos Afonso
Tarte de Amêndoa
Receitas Carlos Afonso
Rabanada com Gelado e Caramelo Salgado
Receitas Carlos Afonso
Leite-Creme de Alfazema
Receitas Carlos Afonso
Papo de Anjo
Receitas Carlos Afonso
Bolo de Iogurte e Curd de Limão
Receitas Miguel Mesquita
Flognarde de Pera
Receitas Miguel Mesquita
Farturas com Chocolate Branco e Pistácios
Receitas Miguel Mesquita
Tarte de Lima e Manjericão
Receitas Miguel Mesquita
Salada Doce de Suspiros e Citrinos
Receitas Miguel Mesquita
Tarte de Chocolate e Pretzels