Peito de Pato à Nafarros
Receita de: Sandra Nobre
Ingredientes
- 1 Peito de Pato
- Sal
- Chinese five spices
- Rosmaninho
- 1 Dente de alho
- Molho:
- Sumo de uma laranja
- 70g manteiga
- 1 Colher de sopa de mel
- Sal
- Pitada de vinagre
- Mirtilos
- Natas
Preparação
- 1. Pré-aqueça o forno a 200º. Esprema o sumo de uma laranja e reserve.
- 2. Agora vamos preparar o pato. Com uma faca muito afiada dê uns golpes cruzados na pele do pato mas sem chegar à carne.
- 3. Tempere com sal a parte da gordura e com as five spices (especiarias chinesas) o lado da carne.
- 4. Aqueça bem uma frigideira (sem óleo nem manteiga) e deite lá para dentro um ramo de rosmaninho e um dente de alho.
- 5. Use a técnica 4-2-2: Coloca a gordura do pato virada para baixo durante 4 minutos, depois a parte da carne virada para baixo 2 minutos e no fim leve o peito de pato ao forno (pré-aquecido) por mais 2 minutos. Se gostar da carne mais passada deixe mais de tempo no forno.
- 6. Agora vamos fazer o molho na frigideira, aproveitando a gordura que o pato largou. Junte o sumo de uma laranja e deixe reduzir um pouco.
- 7. Depois junte o mel e deixe reduzir novamente. Termine juntando a manteiga e o sal.
- 8. Por fim, junte os mirtilos, mas tenha cuidado para não deixar escurecer a manteiga.
- 9. Chegou a hora de fazer o acompanhamento: puré de batata e milho, que já foram previamente cozidos.
- 10. Triture o milho e depois passe-o pelo passador e reserve. Triture as batatas cozidas e misture com o puré de milho.
- 11. Tempere com manteiga, noz moscada e um pouco de natas, se desejar uma textura mais cremosa.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Miguel Mesquita
Perna de Pato, Couve Roxa e Figos
Receitas Joana Barrios
Empata
Receitas Joana Barrios
Pato com Tons Laranja
Receitas Joana Barrios
Confit de Canard
Receitas Joana Barrios
Magret de Pato
Receitas Cátia Goarmon
Arepas Recheadas com Pato e Pickles
Receitas Cátia Goarmon
Folhado de Pato
Receitas Cátia Goarmon
Magret de Pato com Toranja
Receitas Filipa Gomes
Magret de Pato com Risotto de Espargos e Maçã Verde
Receitas Henrique Sá Pessoa
Arroz de Pato à Lafões | Viseu