Ingredientes

  • Massa Choux:
  • 100g Leite meio-gordo quente
  • 100g Água quente
  • 90g Manteiga sem sal
  • 4g Sal fino
  • 6g Açúcar
  • 1un Casca Limão
  • 100g Farinha
  • 3un ovos
  • Creme para Paris-Brest:
  •  250g Leite meio-gordo
  • 1un Vagem de baunilha
  • 50g Açúcar
  • 3 gemas
  • 25g amido de milho 250g
  • Manteiga sem sal, amolecida
  • Praliné de avelãs:
  • 125g Açúcar
  • 125g Avelãs tostadas
  • Crocante para Massa Choux :
  • 200g de Amêndoa laminada crua

Preparação

  • 1. Creme:Para o creme, aqueça 250g de leite meio-gordo com 1 vagem de baunilha. Numa taça misture 50g de açúcar, 25g de amido de milho, um pouco do leite quente e 3 gemas. Incorpore no preparado anterior e deixe ferver.
  • 2. Retire do lume e leve ao frigorífico para arrefecer.
  • 3. Massa Choux: Ferva 100ml de água, 100g de leite, 6g de açúcar, 4g de sal, 90g de manteiga e 1 casca de limão. Deixe ferver e, de uma só vez, junte 100g de farinha. Mexa constantemente.
  • 4. Quando a massa começar a descolar do fundo do tacho, retire do lume e coloque na batedeira. Misture bem. Sempre com a batedeira em movimento, adicione até 3 ovos, um a um, até a massa obter uma textura elástica.
  • 5. Coloque a massa num saco de pasteleiro.
  • 6. Com a massa choux faça aros, de aproximadamente 8cm, numa forma forrada a papel vegetal.
  • 7. Polvilhe com 200g de amêndoa laminada crua. Leve ao forno a 170º durante 20 minutos.
  • 8. Praliné: Caramelize 125g de açúcar. Verta o caramelo em 125g de avelãs tostadas, num papel vegetal untado com manteiga.
  • 9. 2, Na batedeira misture 250g de manteiga amolecida, o praliné, já triturado com a varinha mágica, e o creme. Bata até obter uma textura tipo mousse.
  • 10. Para Finalizar: Coloque num saco de pasteleiro com a boquilha frisada e recheie os paris-brest arrefecidos e cortados ao meio.
  • 11. Polvilhe com açúcar em pó.

Receitas relacionadas

Ver tudo