Pão de Banana e Nozes
Receita de: Helen Tzouganatos

Ingredientes
- 125 ml (½ chávena) de óleo de coco derretido
- 2 bananas grandes muito maduras, esmagadas
- 2 “ovos” de linhaça (ver nota)
- 2 colheres de sopa de xarope de ácer ou néctar de coco (opcional)
- 1 colher de chá de pasta ou pó de vagem de baunilha
- 200 g (2 chávenas) de farinha de amêndoa
- 115 g (1 chávena) de nozes, esmagadas grosseiramente, mais um pouco para polvilhar
- 1 colher de chá de fermento em pó sem glúten
- 1 colher de chá de canela em pó
- ¼ colher de chá de sal marinho
Preparação
- 1. Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma de pão de 22 cm com papel vegetal.
- 2. Numa tigela grande, coloque o óleo de coco derretido, a banana esmagada, os “ovos” de linhaça, o xarope de ácer e a baunilha e bata até ficarem bem combinados.
- 3. Coloque os ingredientes secos numa tigela separada e misture bem.
- 4. Junte as misturas húmidas e secas e misture bem. Deite na forma de pão preparada e leve ao forno durante 30-45 minutos, ou até ficar dourado por cima e quando espetar um palito no centro, este sair seco.
- 5. Retire o pão do forno e deixe arrefecer ligeiramente. Retire da forma, transfira para uma grelha e deixe arrefecer completamente. O pão conserva-se até 4 dias no frigorífico e até 3 meses no congelador (gosto de o cortar previamente para que seja fácil tirar uma fatia de cada vez).
- Ovo de Linhaça:
- 1. Misture 1½ colher de sopa de farinha de linhaça com 60 ml (¼ de chávena) de água fria numa tigela.
- 2. Transfira para o frigorífico e deixe repousar durante 15-30 minutos ou até a mistura começar a ligar e a engrossar e ficar "pegajosa", como um ovo. É tão simples quanto isto.
- Para preparar mais “ovos” de linhaça, basta aumentar as quantidades (para 2 “ovos” de linhaça, duplicar a quantidade, e assim por diante). E se não gostar de sementes de linhaça? Basta substituir a linhaça moída pela mesma quantidade de sementes de chia moídas. Demasiado fácil.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Helen Tzouganatos
Rolinhos de Canela Sem Glúten
Receitas Helen Tzouganatos
Almôndegas Italianas e Esparguete
Receitas Helen Tzouganatos
Pizza de Couve-Flor com Presunto e Rúcula
Receitas Helen Tzouganatos
Salada de Quinoa do Médio Oriente
Receitas Helen Tzouganatos
Frango Assado em Pedaços de Quinoa com Maionese Japonesa
Receitas Helen Tzouganatos
Bolo de Iogurte de Amora Sem Glúten
Receitas Helen Tzouganatos
Pastitsio Grego de Borrego
Receitas Helen Tzouganatos
Tarte de Polenta com Recheio de Beterraba e Cogumelos
Receitas Helen Tzouganatos
Zoodles de Camarão de Singapura
Receitas Helen Tzouganatos
Pita Sem Glúten e Fattoush de Borrego