Carbonara de Cavala Fumada
  • Cozinhe a penne numa panela de água com sal, de acordo com as instruções da embalagem. Entretanto, descasque e corte, finamente, a cebola e depois corte a abobrinha em quartos ao comprido e remova o interior. Corte a abobrinha angularmente, com cerca de 1cm de espessura – o objetivo é ter as peças do mesmo tamanho e forma da penne. Corte as folhas de alecrim e fatie a cavala em pedaços de 1cm de espessura (removendo a pele, se preferir). Coloque a cebola e a abobrinha numa frigideira grande em lume médio, com um pouco de azeite e uma pitada de sal e pimenta, mexendo ocasionalmente. Após 5 minutos, adicione o alecrim e a cavala e deixe cozinhar durante 5 minutos ou até ficar bem dourado, virando ocasionalmente.

  • Entretanto, junte os ovos e o leite e rale, finamente, o parmesão. Guarde um copo de água da fervura, escorra a pasta e junte-a à frigideira das cavalas. Tire a frigideira do lume por alguns segundos e adicione, enquanto mexe, um bom salpico de água reservada para arrefecer (isto é muito importante pois se adicionar os ovos enquanto a frigideira estiver a ferver, o calor vai escalfá-los - quererá que o molho fique cremoso). Adicione rapidamente a mistura dos ovos e mexa tudo até ficar denso, suave e igualmente envolto e depois emprate e serva com parmesão ralado por cima, uma boa pitada de pimenta e uma espremidela de sumo de limão, se gostar. 



Foto: © David Loftus 2013

Ingredientes

  • 320 gr penne seco 1 Cebola 1 aboborinha grande 2 raminhos de alecrim fresco 130 gr de filetes de cavala fumada sem espinhas Azeite 2 Ovos Grandes 100 ml de leite semi-desnatado 40 gr Queijo Parmesão opcional: 1 limão

Preparação

    Receitas relacionadas

    Ver tudo