Borrego Assado no Forno com Espigos Salteados
Receita de: Joana Barrios
Ingredientes
- 1 perna ou 1 mão de borrego
- 1 cabeça de alho
- 2 copo de vinho branco
- 1 colher de sopa de pimentão moído
- 2 colheres de sopa de banha de porco
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 8 a 12 batatinhas novas
- 1 cebola
- Alecrim fresco a gosto
- Azeite
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- 500gr de espigos
Preparação
- 1. Comece por temperar a carne com uma mistura que irá fazer da seguinte forma: coloque meia cabeça de alhos descascados, metade da quantidade do vinho branco, sal, pimentão, a banha e a manteiga, ambas à temperatura ambiente, no copo da varinha mágica. Barre bem a carne, que ficará de pose de um dia para o outro, idealmente.
- 2. Lave muito bem as batatas e corte-as em quartos. Deixe as batatas de molho em água a ferver com um punhado de sal até que sejam utilizadas no assado, para amaciar.
- 3. No fundo de um tabuleiro, deite um fio de azeite generoso e faça uma caminha com uma das cebolas cortada ás rodelas fininhas. Pouse a carne nessa cama e, á sua volta, disponha então as batatinhas devidamente escorridas.
- 4. Cubra o assado com o resto dos ingredientes da marinada, retempere-o e leve-o ao forno durante cerca de 2 horas em lume médio, para não queimar nem afoguear. O assado melhora substancialmente quando a cozedura é mais lenta. Não se esqueça de ir regando e vigiando o assado, para a suculência extra!
- 5. Para tratar dos espigos, retire-lhes os talos, coloque numa taça e verta água a ferver para os escaldar durante 3 minutos.
- 6. Numa frigideira, coloque o resto do alho picado, os espigos escorridos e um fio de azeite e salteie durante cerca de 5 minutos.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Joana Barrios
Shawarma em Casa
Receitas Joana Barrios
Mini Almôndegas de Salsicha
Receitas Cátia Goarmon
Satay de Borrego Com Molho Picante
Receitas Cátia Goarmon
Borrego na Frigideira com Batata Caçoila
Receitas Cátia Goarmon
Kebab de Borrego e Vaca
Receitas Cátia Goarmon
Trouxas de Couve com Peitos de Codorniz e Fois Gras, Morcela e Cogumelos Shitake
Receitas Cátia Goarmon
Mil-folhas de Galinha com Presunto
Receitas Cátia Goarmon
Chamuças de Alho-francês Recheadas com Carne
Receitas Cátia Goarmon
Ervilhas com Alface Ripada e Ovo de Codorniz
Receitas Miguel Mesquita
Flatbread com Novilho e Tahini