Bolo de Bolacha
Receita de: Joana Barrios
Ingredientes
- Ingredientes
- 1 pacote de bolacha maria
- 200ml de chicória
- 1 estrela de anis
- 1 colher de sopa de brandy
- Caramelo Salgado q.b.
- Crocâncias de Caramelo Salgado:
- 150g de açúcar mascavado
- 75g de manteiga
- 250g de amêndoa em palito
- Sal q.b.
- Creme:
- 200ml de natas frescas
- 200g de manteiga
- 200g de açúcar em pó
Preparação
- 1. Comece por fazer a chicória com água a ferver; deixe inficionar e arrefecer.
- 2. Para as crocâncias de caramelo salgado, numa frigideira ponha um caramelo salgado com o açúcar mascavado, a manteiga e as amêndoas em palito; acrescente uma pitada de sal, deixe caramelizar, retire e reserve; pique finamente o caramelo e ponha numa taça.
- 3. Para o creme, bata as natas frescas numa taça até obter uma mistura bem firme; depois bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar em pó até obter um creme fofo; misture os dois preparados e divida uma parte num saco de pasteleiro; reserve ambas as partes no frigorífico.
- 4. À mistura de chicória junte 1 c. de sopa de brandy e 1 estrela de anis.
- 5. Mergulhe as bolachas na bebida de chicória e disponha-as num prato, criando a forma que preferir; faça uma primeira camada e acrescente-lhe um pouco do creme de manteiga e algumas das amêndoas caramelizadas por cima; faça outra camada de bolachas e cubra com as natas batidas com açúcar, introduza as amêndoas e alterne até extinguir os ingredientes; leve ao frigorífico a solidificar e sirva com caramelo salgado (que vai fazer com natas, açúcar, manteiga e sal) e mais algumas das amêndoas caramelizadas por cima.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Carlos Afonso
Bolo de Aguardente e Mel
Receitas Carlos Afonso
Bolo de Caneca com Morangos e Chantilly
Receitas Miguel Mesquita
Bolo de Banana Caramelizada
Receitas Miguel Mesquita
Bolo de Ananás e Cardamomo
Receitas Cátia Goarmon
Bolo de Melão
Receitas Cátia Goarmon
Bolo de Maçã e Canela sem Açúcar
Receitas Henrique Sá Pessoa
Bolo de Noz e Laranja com Chantilly de Canela
Receitas Henrique Sá Pessoa
Bolo de Azeite
Receitas Miguel Mesquita
Bolo de Espinafres e Limão
Receitas Miguel Mesquita
Bolo de Caramelo Salgado