Beringelas Assadas com Feta e Grão
Receita de: Miguel Mesquita
Ingredientes
- Beringelas
- 2 beringelas, cerca de 500g
- Azeite q.b.
- Grão
- 200g de grão-de-bico cozido
- 1 colher de chá de paprika fumada
- Pimenta q.b.
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- 1 colher de sopa de xarope de ácer
- 1 colher de sopa de harissa
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- Finalização
- 150g de queijo feta
- 50ml de leite gordo
- Coentros picados q.b
- Aneto picado q.b.
- Sumo de limão q.b.
Preparação
- Beringelas
- 1) Pré-aqueça o forno a 200°C no modo grill. Forre um tabuleiro de forno com papel de alumínio.
- 2) Coloque as beringelas no tabuleiro e pique-as algumas vezes com a ponta de uma faca, regue com azeite e leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos até estarem macias e queimadas por fora. Retire do foro e deixe arrefecer.
- 3) Assim que as beringelas estiverem frias para serem manuseadas, descasque-as com cuidado, rejeitando as cascas queimadas, mas mantendo os talos presos e tendo o cuidado de não partir demasiado a polpa. Reserve.
- Grão
- 1) Para o grão crocante, coloque metade da quantidade de grão numa taça e junte a paprika fumada. Tempere com pimenta e sal e regue com azeite. Coloque o grão num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 30 minutos. Ao fim desse tempo, retire do forno e reserve.
- 2) Numa taça, misture o restante o grão com o xarope de ácer, a harissa, o sumo de limão, uma pitada de sal e de pimenta e um fio de azeite. Reserve.
- Finalização
- 1) Numa outra taça, esmague o queijo feta com o leite até obter uma mistura homogénea. Tempere com pimenta e junte os coentros picados.
- 2) Para servir, disponha a mistura de queijo feta num prato e a beringela por cima cortada em fatias sem as desprender do talo. Tempere com sal e pimenta. Guarneça com o grão crocante e o grão temperado, polvilhe com aneto e regue com sumo de limão e azeite.
Receitas relacionadas
Ver tudoReceitas Miguel Mesquita
Tarte Caprese Folhada com Glacé de Vinagre Balsâmico
Receitas Miguel Mesquita
Schiacciata de Uvas e Alecrim
Receitas Miguel Mesquita
Frittata com Feta, Espinafres e Ervas Frescas
Receitas Miguel Mesquita
Strudels de Morcela com Pêra, Abóbora e Nozes
Receitas David Carreira
Chèvre Cheux à Carreira
Receitas Joana Barrios
Croque Monsieur
Receitas Joana Barrios
Falafel de Tremoço
Receitas Joana Barrios
Húmus com Toppings Assados
Receitas Cátia Goarmon
Coroa de Camembert com Nozes, Mel e Tomilho
Receitas Cátia Goarmon
Tatin de Queijo Cabra, Figos e Mel