Doces do Ofício

Esponja de Cogumelos Boletus com Creme de Laranja e Gel de Tomilho

00:00

Sinopse

A nova produção nacional de 24Kitchen, 'Doces do Ofício', conduzido pelo chef  Francisco Moreira, um dos mais promissores talentos nacionais na área da pastelaria. Esta nova produção nacional do 24 Kitchen, inteiramente dedicada aos doces, traz o jovem chef pasteleiro para o clube dos talentos portugueses do canal.

Em ‘Doces do Ofício’ o melhor da pastelaria é apresentado através de dezenas de receitas, com a assinatura de Francisco Moreira, provando que é possível fazer em casa doces diferentes, um pouco mais sofisticados, mas sem comprometer a facilidade de execução. As sugestões apresentadas são acessíveis a todos, e desmistificam a dificuldade de fazer algumas receitas ou determinados tipos de apresentação.

Neste programa, Francisco partilha com os espetadores os vários anos de experiência que tem como chef pasteleiro e mestre chocolateiro, confecionando receitas com e sem chocolate. Cada episódio traz uma temática diferente, pelo que o jovem chef irá confecionar doces deliciosos, criar sobremesas que aliam a técnica pasteleira à qualidade dos ingredientes e, algumas vezes, reinventar a doçaria tradicional portuguesa.

Vamos experimentar?

Clips

Episódios

Temporada 1
  • 1

    Para Dividir

    +

    Se vai receber amigos em casa aposte em doces consensuais, mas ao mesmo tempo inesperados e memoráveis. Aqui tem: Pipocas crocantes, envolvidas em caramelo e chocolate derretido com um leve aroma a avelãs. Mousse de leite condensado com um cheirinho de brandy, banana caramelizada e amendoins salgados.E ainda o clássico browniede chocolate com nozes, acompanhado por natas de veludo ligeiramente açucaradas.

  • 2

    Bolos de Viagem

    +

    O Francisco vai fazer três bolos que se mantém impecáveis durante dias e sem secar. Cada um deles tem um truque e um elemento especial: Para um bolo de avelã super fofo, fará uma cobertura de caramelo cremoso ligeiramente salgado.Ao tradicional bolo de iogurte, irá acrescentar sementes de papoila e calda exótica de lima. E a uns muffins simples nada como juntar frutos vermelhos frescos e um crumble crocante de amêndoa.

  • 3

    Merengues

    +

    Era uma vez o merengue francês, o suíço e o italiano. Sim, há três tipos de merengue e hoje, o Francisco vai apresentá-los: O francês é batido com claras cruas e açúcar. Com ele fazeremos farófias em molho de baunilha.O suíço é inicialmente cozido em banho-maria. Hoje vai ser o protagonista de uma crocante Pavlova de frutos vermelhos.E o italiano usa calda de açúcar. É o ideal para a tarte de limão e lima que vamos preparar.

  • 4

    Com o Café

    +

    Os opostos equilibram-se, pelo menos no universo dos sabores. Daí que, com o café –que é amargo –saiba tão bem um doce. Como as trufas de chocolate belga, densas, consistentes e revestidas com uma leve capa de cacau em pó; Os marshmallows de maracujá,envolvidos em coco, que se desfazem na boca à primeira dentada;Ou os lollipops de chocolate construídos com bolo húmido e um praliné crocante de avelã.

  • 5

    Leve e Fresco

    +

    As sobremesas não têm sempre de ser densas e complexas. Podem ser leves e frescas, à base de fruta e com diferentes texturas... Como a gelatina de tangerina, servida com salada de fruta e granizado de hortelã; O gaspacho doce de tomate e framboesa, acompanhado por croutons de iogurte;Ou o bolo de limão e mirtilos, generosamente acompanhado por mousse com os mesmos protagonistas.

  • 6

    Pequeno Almoço em Família

    +

    Normalmente o pequeno-almoço é coisa rápida. Mas naqueles dias preguiçosos, faça um doce especial, cheio de tempo e dedicação.

  • 7

    Pastelaria Colorida

    +

    Uma sobremesa constrói-se com vários elementos e a cor é um dos mais importantes. Hoje o Francisco dedicar à cor, três doces magistrais. O bolo de banana, com ananás em calda e mousse de manga, servido em copo. À transparência vai sobressair um exótico amarelo tropical de comer à colher .A minha versão de red velvet, em camadas intercaladas por queijo creme. Vou pintá-lo de vermelho e servi-lo em pedaços, com creme de framboesas.E o bolo de pistácio, verde como se quer, com creme doce de guacamole e um aromático granizado de gin e manjericão.

  • 8

    Cortar à fatia

    +

    Talvez por defeito profissional, o Francisco acaba quase sempre por fazer sobremesas individuais. Mas para quebrar a rotina, estas são de se cortar à fatia.A primeira é a Charlotte a que se vai juntar uma boa compota de morangos com lúcia-lima e bavaroise de baunilha.Clafoutis de mirtilos e Earl Grey, super simples, bonita e macia.E bolo fofo de queijo fresco, com uma camada de gel de alperce e ainda moussede chocolate branco..

  • 9

    Tapas Doces

    +

    Hoje o Francisco vai fazer o chamado ‘pijaminha’, mas em bom. Sugiro três tapas doces para um sweet cocktail com: Papos de anjo, na sua aromática calda de laranja e poejo a lembrar terras alentejanas.Maçã assada em pedaço, acompanhada por granola crocante e xarope de vinho do Porto.E financier, um bolo de claras a que vou juntar pistácio, creme de mascarpone e amoras.Já tem as receitas, é só chamar os convidados!

  • 10

    Sobremesas Para um Jantar Especial

    +

    Há momentos únicos, que pedem uma sobremesa a condizer. Não tem de ser complicada nem de fazer o pino, mas tem de ser especial... Como o afrodisíaco demi-cuit de chocolate e canela, terminado com granizado de gengibre e vodka;A fresca panacotta de lima kaffir com salada verde de maçã e pistáchios caramelizados; Ou o clássico e sempre elegante creme queimado de baunilha, servidocom lichias e bolo de framboesa..

  • 11

    Chá das 5

    +

    Em hotelaria, o Francisco criava doces diferentes todos os dias para o chá das 5. Os de hoje são bons para o chá e para lanches gulosos: Experimente fazer Madalenas de baunilha e mel. Ficam fofas e são fáceis de preparar;Ou bolachas de cacau sem glúten, com um cremoso recheio de chocolate;Para um chá mais festivo, teste os éclairs com creme de café e capa crocante; faça vários, porque têm muita saída!

  • 12

    Tortas

    +

    Há tortas de quase tudo e a base é sempre a mesma: um bolo baixo e esponjoso e um creme para barrar. O Francisco diz que o segredo está na combinação dos dois. A primeira torta que vai preparar é de cacau e será enrolada com um creme aveludado de café e natas. Depois temos uma torta com sabor a pistácio, a rechear com uma fina camada de compota de toranja.E para o fim, fica uma torta amendoada e barrada com umdelicioso creme que junta a acidez do maracujá e o doce do chocolate.

  • 13

    Sementes, Cereais e Frutos Secos

    +

    Sabem aquele crunch logo na primeira dentada?! É isso que o Francisco procura quando usa sementes, cereais e frutos secos.Se é fã de barra de cereais, então tem de testar esta versão com cacau, aveia e sementes variadas. Para partilhar, faça um quadrado de chocolate, com a crocância das sementes de abóbora e a delicadeza de um caramelo leve de limão.E para comer à colher, há compota de pêra com creme de iogurte, super suave, e cajus torrados para animar a festa!

  • 14

    Flores em Sobremesas

    +

    Quando fizer uma sobremesa procure sempre incluir ingredientes marcantes ou mesmo inusitados. Hoje, o Francisco escolheu flores:As de alfazema para a calda onde vai cozer marmelos. Estes marmelos acompanham um semifrio de pinhões e chocolate branco. As pétalas de amores-perfeitos, para perfumar a geleia que irá ser servida com um bolo de amêndoa e framboesas.E a flor de hibiscuspara emprestar alguma acidez ao creme de chocolate. Com ele, será guarnecida um aromático bolo especiarias.

  • 15

    Inspiração Asiática

    +

    O Francisco gosta de brincar com sabores asiáticos, casá-los com os nossos e criar sobremesas com apontamentos exóticos. As sandwiches geladas de yuzu e caramelo de sésamo juntam o cítrico, o tostado e o doce em porções bonitas e poderosas.Os flans japoneses à base de leite e ovos ficam macios e guardam um paladar que nos é tão familiar. E o bolo de chá matcha onde se encontram pedaços de peras nashi, cozidas em calda de citronela.

  • 16

    Sobremesas em Copo

    +

    Há clássicos que o Francisco gosta de servir em copos, porque a transparência antecipa todas as camadas que se encontram na sobremesa. Na floresta negra vamos ver a compota de ginja, as natas e o bolo desconstruído.No dacquoise de coco, temos o creme de manga e a manga fresca com raspas de lima.Já o arroz-doce vai estar na companhia de peras bêbadas em gomos cobertas por um crocante crumble de amêndoa

  • 17

    Tartes

    +

    Há sobremesas complicadas, mas também é verdade que há outras super simples. Como estas tartes que o Francisco sugere; são de comer e babar por mais. A primeira tarte é sem glúten, à base de farinha de amêndoa. Será recheada com doce de chila e pera Rocha, cozida em calda de limão e canela. A segunda tarte é fora do vulgar, porque leva um cremoso flan de chocolate e frutos vermelhos.E por fim, a tartede maçã Bravo de Esmolfe regada com vinho da Madeira, em base crocante de crumble.

  • 18

    Legumes Doces

    +

    Há muito que se usam legumes doces nas sobremesas. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Experimente fazer: Bolo de cenoura e nozes com um creme especial feito a partir de sumo de abóbora.Biscuit de avelã recheado com compota de tomate e acompanhado por uma preciosa mousse de chocolate;E ainda uma original esponja de cogumelos boletus, com creme de laranja e gel de tomilho..

  • 19

    Sabores de Portugal

    +

    O Francisco confessa-se fã dos sabores portugueses tradicionais. Gosta de pegar neles e traduzi-los em sobremesas especiais: Com requeijão e canela fará um bolo que a regar com calda de mel e decorar com nozes. A alfarroba e a amêndoa do Algarve vão compor tarteletes finalizadas com compota de laranja. E o pastel de nata será servido em versão creme, para rechear folhas finas e crocantes de bolo com um quê de canela.

  • 20

    À Volta da Massa Choux

    +

    Erradamente, julga-se que a massa choux é das difíceis. Hoje, o Francisco vai desmistificar essa ideia com:Caixinhas de choux recheadas com ganache de chocolate de leite, e gel de manga aromatizado com cardamomo.Tarte de profiteroles com compota de framboesas e mousse leve de chocolate branco e coco.E para o fim, pequenos Paris-Brest de avelã, caramelo e praliné..

  • 21

    Mundo não tem fronteiras

    +

    Muitas vezes a pastelaria deu ao Francisco a oportunidade de conhecer outras geografias. Experimente estes três doces sem fronteiras.Do México, traz o tradicional pastel de três leches. É um bolo simples, esponjoso e humedecido com mistura de leites.De Itália, fará uma das melhores receitas de tiramisu, com um creme macio de mascarpone e aroma a café.E de França elege a famosa tarte tatin, com maçã e creme de baunilha. Sempre elegante e sempre tão boa.

  • 22

    Piquenique

    +

    Já repararam que nos piqueniques há sempre mais salgados do que doces? Para mudar isso, o Francisco sugere três ideias bem enfrascadas!Babás húmidos em calda exótica com manga, leite de coco, ananás e várias especiarias.Bolo de cacau em camadas intercaladas com banana assada e geleia de maracujá;E para o fim, os Sablé Breton, palitos crocantes para mergulhar em toffee de caramelo salgado.

Receitas