Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Sobre

Leonardo Pereira nasceu em Santa Maria da Feira e cedo começou a ajudar a trabalhar na horta.

O contacto com os alimentos nascidos da terra e apanhados das árvores foi tão natural quanto a escolha do curso de cozinha na escola de hotelaria mais próxima com 15 anos. Este caminho refletia uma convivência familiar pouco comum no que toca à alimentação: uma variedade de produtos e sabores intensos (também viveu alguns anos em Paris) que lhe permitiram registar memórias de cheiros e texturas que faz questão de trazer até hoje em cada prato.

O primeiro trabalho foi numa cozinha de um restaurante italiano onde permaneceu apenas 3 meses. Mudou-se para Aveiro e teve a primeira experiência a trabalhar sozinho na tentativa de fazer uma cozinha de autor.

Consciente que tinha de continuar a aprender, saiu de Portugal para crescer enquanto chef. Esteve 10 anos fora, passando por Espanha, Irlanda e assentou na Dinamarca onde, depois de um estágio, ficou cinco anos como subchef no Noma, apelidado “melhor restaurante do mundo”.

Voltou a Portugal em 2015 e assumiu o lugar de chef no restaurante do Hotel Areias do Seixo mas saiu, por vontade própria, ao sentir a necessidade de se atirar para novos voos onde possa dar asas à sua forma de entender a experiência de cozinhar e de comer.

Considera a sua arte simples, original, saborosa... Acredita que cada refeição, grande ou pequena, deve ser uma boa experiência que deve abarcar sensações familiares – mas também estranhas - ao paladar. Comer de forma saudável não tem de ser dispendioso, não tem de ser um quebra cabeças nem tomar-nos demasiado tempo e é isso mesmo que se propõe a apresentar-nos ao longo do programa

 

 

Receitas