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“Podemos viver de forma saudável sem comer carne e peixe?" - Exemplos práticos

“Podemos viver de forma saudável sem comer carne e peixe?”

A informação é útil, mas bastante vaga. Exemplos práticos (só alguns para se perceber a "mecânica") seriam muito benvindos. Obrigada.


Quando o consumo de alimentos de origem animal deixa de existir (não comer carne ou peixe), é fundamental a ingestão de alimentos de origem vegetal ricos em proteínas ao longo do dia, de modo a fornecer os aminoácidos essenciais que corpo precisa.

Na sua alimentação devem estar incluídos alimentos como grãos, nozes, feijão, tofu, ovos e produtos lácteos.

Algumas dietas vegetarianas são mais restritas, o que pode originar alguma deficiência em nutrientes que pode comprometer o estado de saúde.

A variedade alimentar quotidiana deve ser elaborada por um nutricionista que a ajude a planejar as suas refeições para atender a um consumo nutricional completo e adequado às necessidades.

Exemplo de um dia vegetariano:

Pequeno-­‐almoço:
• Chá
• Pão torrado com um fio de azeite e ervas aromáticas

Meio-­‐manhã:
• 1 peça de fruta
• 2 a 3 bolachas Maria

Almoço:
• Sopa de legumes
• Prato: Arroz malandrinho com feijão, cogumelos e cenoura. Legumes e hortaliça a acompanhar.

Meio da tarde:
• 1 peça de fruta
• 1 gelatina

Jantar:
• Sopa e legumes
• Prato: massa com grão, legumes e hortaliça a gosto.

Este guia alimentar deverá servir apenas de orientação. É necessário consultar um nutricionista para um planeamento adequado a si.

CC


“Podemos viver de forma saudável sem comer carne e peixe?" - Exemplos práticos