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Os super benefícios dos superalimentos - Bagas de Goji

Superalimento: Bagas de Goji 

Origem: Tibete 

Propriedades e benefícios:
• Grande propriedade antioxidante por possuírem uma teor muito alto de carotenóides. 

• Auxilia no sistema imunitário devido à quantidade de vitamina C, tem cerca de 500 vezes mais que uma laranja) 

• Ajuda a regular os níveis de colesterol porque o beta-­‐sisterol confere-­‐lhe o poder anti-­‐inflamatório. 

• Importante para o controlo hormonal e bom funcionamento do sistema nervoso e cérebro. 

• Compostas por 19 aminoácidos, sendo 8 deles aminoácidos essenciais 

• Rica em minerais como o zinco, ferro, cálcio, cobre, selénio e fósforo e vitaminas B1, B2, B6 e E. 

• Segundo um estudo publicado no NBCI (NationalCenter for BiotechnologyInformation), as bagas são capazes de estimular o metabolismo e melhorar o rendimento no exercício físico, contribuindo para a perda de peso.

Atenção:
O Observatório de Interações Planta-­‐Medicamento (OIPM/FFUC) veio alertar que o consumo diário destas bagas não deve ultrapassar os 45g, e alguns estudo indicam que é desaconselhado o consumo a quem tome medicamentos como a varfarina, fenitoína, losartan, fluvastatina, entre outros. 

Curiosidades: 
Há uma lenda que conta que Li Quing Yuen viveu até aos 252 anos de idade. Uma das razões da sua longevidade tem a ver com o seu consumo diário de bagas de goji.

Como usar: 
Podem ser adicionadas em saladas de frutas, batidos ou cereais do pequeno-­almoço. Pode ser um bom snack para o meio da manhã (dosagem: 1 mão cheia). 

Receita:
Batido verde com goji 

Ingredientes:
1 banana 
1 mão cheia de frutos vermelhos congelados 
1 mão cheia de bagas de goji 
1 colher de chá de clorela 
1 copo de água fresca 

Bater tudo no liquidificador.


Os super benefícios dos superalimentos - Bagas de Goji