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Mito Vs Verdade: “Se deixar de beber leite posso ter carências em cálcio”

Resposta: Mito! 
Atualmente muitas pessoas deixam de beber leite ou por uma questão de ideologia, religião, ou porque consideram uma atitude mais saudável. Seja qual for o motivo não há razão para preocupação quanto à carência em cálcio. Existem alimentos com uma maior percentagem de cálcio que o próprio leite. Tem de haver é um maior aporte desses alimentos, uma vez que deixamos de ter uma fonte na nossa alimentação. O leite de vaca UHT magro tem 114 mg de cálcio por 100g, e o leite meio-gordo 112mg por 100g. 
Fica a lista de alimentos ricos em cálcio (por 100g de alimento): 
  • couve galega cozida: 264 mg 
  • amêndoa miolo: 266 mg 
  • soja (farinha com baixo teor de gordura): 255 mg 
  • avelã miolo: 249 mg 
  • figo seco: 235 mg
  • salsa: 200 mg 
  • agrião: 198 mg 
  • grelos de nabos: 106 mg 
  • sardinha grelhada: 97 mg 
  • couve portuguesa cozida: 65 mg 
  • dourada grelhada: 65 mg 
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.


Mito Vs Verdade: “Se deixar de beber leite posso ter carências em cálcio”