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Holmes Place - Os Sumos que Trazem mais Saúde

OS SUMOS QUE TRAZEM MAIS SAÚDE

Os sumos são escolhidos por muitos como acompanhantes de refeições, no entanto a tendência tem vindo a ser alterada, sendo que os sumos estão cada vez a ganhar mais adeptos sendo hoje em dia consumidos mesmo de forma isolada sem estarem associados a outros alimentos, por norma, sólidos. Entre os tipos de sumos maioritariamente escolhidos estão: os detox, energéticos, diuréticos entre outros.

Os sumos podem ter na sua base frutas, sendo que atualmente existem variedades feitas com hortofrutícolas, sementes, etc. A grande chave de um sumo é o seu poder de hidratação (essencial para os processos metabólicos) que associado às vitaminas, sais minerais e enzimas trabalham para otimizar o nosso organismo. Sabemos também que parte destas “coisas boas” só estão presentes quando os ingredíentes dos sumos não são cozinhados, no caso, sujeitos a altas temperaturas. É por isso importante utilizar produtos frescos e crús (bem lavados). Dê primazia ao sumo natural feito ao momento, desta forma garante uma melhor qualidade nutricional e menos perdas de micronutrientes. Não se esqueça de respeitar as orientações para o consumo de fruta diário, que apesar de rica em micronutrientes pode fazê-lo ultrapassar o consumo calórico diário, além disso, quando preparamos um sumo, separamos as fibras o que faz com que o açucar naturalmente presente na fruta (frutose) seja mais rapidamente absorvido, aumentando os níveis de açucar e insulina no sangue. Assim sendo é necessário especial cuidado para quem está a tentar perder peso ou para diabéticos. Seguem algumas receitas de sumos saudáveis, que pode experimentar.




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Ingredientes

Porção: 1

·         1 copo grande de água, aquecida;

·         Sumo de 1/2 limão;

·         1 colher de café de gengibre em pó;

·         1 colher de café de curcuma em pó;

·         1 colher de chá de mel, ou outro adoçante natural, opcional.

Preparação

1.      Aqueça a água.

2.      Entretanto, esprema o meio limão para um copo e adicione o gengibre, a curcuma e o mel. Misture bem.

3.      Junte a água aquecida e envolva tudo. Beba ainda em jejum e desfrute das propriedades destes ingredientes.




SMOOTHIE DE PÊRA E FUNCHO

Ingredientes

Porção: 4

·         4 pêras;

·         1 bolbo de funcho pequeno;

·         2 courgette;s

·         1 banana pequena (opcional, para adoçar);

·         Água q.b. 

Preparação

1.      Depois de lavados e cortados, triture todos os ingredientes até obter uma mistura suave.

2.      Adicione água para chegar à consistência de que mais goste.




SMOOTHIES (variedades)

Ingredientes

Porção: 4

·         2 courgettes médias;

·         4 punhados de espinafres;

·         4 bananas (usei da Madeira);

·         4 sacos de congelação pequenos.

 Preparação

1.      Corte as courgettes e as bananas em fatias;

2.      Junte tudo no liquidificador.


Opcional: adicionar mais ingredientes a gosto (sugestões abaixo) e triturar com 1 a 2 chávenas de água, até ficar com a consistência desejada.

4 sugestões:

+TROPICAL: adicionar manga, abacaxi, hortelã fresca e água de côco em vez de água.

+VERDE: adicionar pêra, funcho, salsa fresca e sumo de maçã natural.

+ANTI-OX: adicionar frutos vermelhos (morangos, framboesas, amoras), laranja, bagas goji.

+ALCALINO: adicionar pepino, alface, sumo de limão, melão e chlorella.



Referência

http://www.lemonaid.pt. Acedido a 20 de Abril de 2016.

 

 

Vasco Archer de Carvalho

Holmes Place 5 Outubro




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