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Holmes Place - O Exercício Físico Traz Felicidade

O exercício físico faz-nos sentir mais felizes por promover a libertação de endorfina e outras substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.

Quando praticamos exercício físico de uma forma regular reparamos nos efeitos estéticos e físicos inerentes à sua prática, mas esquecemo-nos dos outros benefícios associados. Os benefícios mentais e comportamentais do treinotêm uma grande carga hormonal, sendo que o cortisol e as endorfinas, substâncias químicas libertadas pelo nosso corpo em resposta ao estimulo do treino, fazem-nos sentir mais felizes.

O cortisol, porexemplo, é uma hormona que, quando produzida pelo corpo em excesso, geralmente em situação de stress, raiva, ansiedade e medo, provoca efeitos nocivos como a diminuição da produção de testosterona, uma ação lenta na utilização da insulina, dificultando o transporte da glicose para as células musculares, comprometendo assim as reservas de glicogénio muscular. O cortisol em excesso no cérebro provoca morte neuronal e, nessas situações, o exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol.

As endorfinas, por sua vez, são substâncias que, produzidas pelo cérebro, provocam sensações de bem-estar. Estudos recentes comprovam que numa sessão de treino com duração de 30 minutos de intensidade baixa a moderada, leva à diminuição do desconforto da dor e aumenta significativamente as sensações de prazer e bem-estar.

O exercício físico também induz a liberação de outras substâncias químicas no cérebro, que são os neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, auxiliando na redução do stress e ansiedade.

Em exercícios como a corrida, a natação, o remo, o step, a aeróbica e os desportos coletivos, o pico de produção destas hormonas verifica-se entre 30 a 45 minutos após a paragem da atividade. Para atingir este efeito, o exercício deve ser executado durante 30 minutos e com um mínimo de endurance, ou seja, 60% da Frequência Cardíaca Máxima. Geralmente aconselha-se as pessoas em situação de depressão a fazer exercício aeróbio regular durante 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, ajudando na melhoria do humor e das sensações positivas. Mesmo curtos períodos de exercício, tal como uma caminhada, podem desencadear um efeito positivo no imediato. Estudos recentes indicam que o exercício físico pode ser tão ou mais efetivo que os antidepressivos no tratamento da depressão.

Se o exercício físico for realizado com um amigo pode ser ainda melhor, uma vez que a interação social ajuda a melhorar as sensações positivas e de felicidade. Assim sendo, a melhoria da saúde, da aparência física, da auto imagem e auto-estima levam a um melhor controlo das suas atitudes e do seu corpo. Isso pode fazer com que se sinta mais confiante e seguro em outras áreas e tarefas de sua vida, contribuindo para a sua felicidade e contagiando os outros com energia positiva.

 

Referências Bibliográficas

•American College of Sports Medicine (2003) – Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 6th. Edition.: Williams & Wilkins.USA

•American Academy of Pediatrics.(2004).Committee on school health. Soft drinks in schools. Pediatrics; 113:152-4.

•Baumeister, R. (1994). Self-esteem. In V. S. Ramachandran (Ed.), Encyclopedia of Human Behavior, Vol. 4, 83-87. San Diego: Academic Press.

• Craft LL, Perna FM. Prim Care Companion J Clin Psychiatry. 2004;6 (3):104-111. "The Benefits of Exercise for the Clinically Depressed." Goodwin, RD Preventive Medicine 36 [2003] 698?703. "Association between physical activity and mental disorders among adults in the United States."  

 

Tiago Gonzalez Rodrigues

Master Trainer Holmes Place



Hedley,AA.(2004). Prevalence of overweight and obesity among US children, adolescents, and adults, 1999-2000. JAMA2004 ; 291:2847-50.


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