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HOLMES PLACE - Ginásio: Treino Aeróbio versus Treino Anaeróbio

Provavelmente não será a primeira vez que ouvem falar de treino aeróbio e treino anaeróbio, ou de esforço aeróbio e anaeróbio.

O treino aeróbio é um treino de longa duração e baixa intensidade, e pode ser mantido durante muito tempo. Estimula a função do sistema cardiovascular1, assim como do metabolismo2 e funciona como fonte de consumo de energia (gordura) transportada para o músculo em atividade.

São exemplos de exercícios aeróbios: caminhar, correr, andar, pedalar, nadar e musculação com pouca carga (…). Esses exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo e são exercícios ligeiros e moderados.

O treino anaeróbio é um treino de curta duração e alta intensidade. Através deste treino dá-se a libertação de uma grande quantidade de energia mas a fadiga surge ao fim de segundos ou minutos. São exemplos de exercícios anaeróbios: corridas de velocidade, bicicleta (com inclinação e velocidade elevada) e musculação com carga elevada (…).

Um treino completo no ginásio deve integrar  os dois tipos de atividade física, com o intuito de melhorar a resistência cardiovascular e fortalecer o sistema músculo-esquelético, para desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea.

 

 

Treino Aeróbio

Treino Anaeróbio

Principal fonte de energia

·      Gordura

·      Hidratos de Carbono

Intensidade do Treino

·      Baixa

·      Alta

Duração do Treino

·      Curta

·      Longa

Principais Benefícios

·      Perda de peso;

·      Reducão da massa gorda;

·      Melhora a função cardiovascular (endurance3);

·      Baixa os níveis de colesterol no sangue;

·      Melhora a capacidade pulmonar;

·      Melhora a circulação sanguínea . . .

·      Perda de peso;

·      Aumenta a massa muscular;

·    Melhora a função cardiovascular;

·      Melhora a capacidade de combater a fadiga…

 

Calorias Gastas durante o treino

·      210

·      650

Calorias Gastas 2 horas depois do treino

·         25

·      150

Calorias Gastas 3 a 15 horas depois do treino

·         0

·      260

Conclui-se que os benefícios após um treino muito intenso são bastante significativos sendo que, no período de descanso, a recuperação é realizada sobretudo pela utilização das reservas de gordura.

1 Sangue, coração e vasos sanguíneos. Tem como objetivo transportar nutrientes e oxigénio às células.

2Reações químicas que ocorrem no organismo.

3Resistência.

 

Conceição Miranda

Personal Trainer Holmes Place Braga



HOLMES PLACE - Ginásio: Treino Aeróbio versus Treino Anaeróbio
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