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Holmes Place - Dieta para reforçar o sistema imunitário

Veja quais os alimentos que podem ajudar a melhorar o seu sistema imunitário.


O organismo está diariamente exposto a diversos vírus e bactérias. Ao sistema imunitário e às células que o constituem cabe a missão de o proteger contra as doenças infeciosas que estes possam provocar. O sistema imunitário pode ser alterado em função de diversos fatores: dieta alimentar desequilibrada, stress físico, stress ambiental (poluição) e stress emocional (depressão), são alguns deles.

Uma dieta alimentar equilibrada pode reforçar o sistema imunitário visto que as proteínas, vitaminas e minerais presentes nos alimentos são essenciais para aumentar a produção das células de defesa.

A sensação de bem-estar provocada pela prática de atividade física também melhora as defesas do nosso organismo, bem como a exposição regular à luz solar (devido à síntese de vitamina D), dormir oito horas por noite, não fumar e não beber em excesso.

Os principais nutrientes e alimentos que contribuem para o fortalecimento do sistema imunitário são:

Vitamina C – vitamina antioxidante que confere resistência a infeções. Está presente em frutas cítricas (limão, laranja, lima), papaia, kiwi, abacaxi, tomate, morangos, couves, espinafres e pimentão verde;

Vitamina E – também possui propriedades antioxidantes. Protege o organismo de substâncias tóxicas, radiações e radicais livres. Presente em óleos vegetais (de girassol, azeite) cereais integrais, frutos oleaginosos e vegetais de folhas verdes;

Zinco – mineral que atua na reparação dos tecidos e potencia a cicatrização. Está presente em carnes, peixes, mariscos, ovos, leguminosas e frutos oleaginosos;

Ómegas 3 e 6 –  podemos encontrar em peixes, mariscos, frutos oleaginosos, sementes de linhaça, chia, sésamo;

Ferro –  o défice deste mineral provoca anemia, que diminui resposta imunitária. Está presente em carnes, peixes, ovos, vegetais como espinafres e agrião, leguminosas, frutos oleaginosos, salsa e coentros. Para melhorar a absorção do ferro das refeições principais, é aconselhado acompanhar a refeição com um copo de sumo natural de laranja, limão ou kiwi;

Iogurtes, kefir e leite fermentado - contêm micro-organismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico;

Alho - melhora a função das células do sistema imunológico e previne doenças cardiovasculares.

Cogumelos - possuem uma substância que estimula a ação dos linfócitos (células do sistema imunitário)

Gengibre -  fortalece o sistema imunitário

 

Experimente incluir estes alimentos na sua dieta alimentar e comprove os seus benefícios no sistema imunitário.


Andreia Martinho

Dietista Holmes Place Dolce Vita


Holmes Place - Dieta para reforçar o sistema imunitário
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