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Holmes Place - Dieta para perder 5 KG

DIETA PARA PERDER 5 KG 

QUAIS OS PONTOS A TER EM CONSIDERAÇÃO? 5 DICAS.

 

São várias as motivações que nos fazem querer perder peso de forma relativamente rápida. Desde a necessidade de estarmos presentes em um evento, onde tenhamos que voltar a vestir a nossa indumentária favorita que, entretanto deixou de nos servir, até mesmo o surgimento “repentino” do verão. No entanto, o que acontece é que na maioria das vezes o peso que é perdido, volta a ser rapidamente recuperado nos meses a seguir.

 

Uma coisa que é certa, em situações normais de saúde, é que para ganhar peso temos que aumentar o aporte energético diário de forma a ingerirmos mais do que aquilo que precisamos e o mesmo acontece ao contrário, de forma a perdermos peso temos que ingerir menos do que necessitamos de forma a irmos buscar a energia às nossas reservas.

 

O que acontece com as dietas para perder 5 kg é que elas são só vistas com o objetivo que é perder esses quilogramas e não como a adoção de um estilo de vida saudável de forma a que o peso perdido seja estabilizado. É compreensivelmente mais fácil abdicarmos dos bolos, salgados, refeições fartas apenas durante um período de tempo estabelecido do que a maior parte do tempo na nossa vida, no entanto, nutrição não é apenas dieta, é também saúde. Automaticamente, assim que os nossos hábitos alimentares se tornam mais saudáveis, a sáude no geral melhora consideravelmente, sem falar na mudança de hábitos que quando é bem enraizada dificilmente desmorona, isto acontece tanto para o bom como para o mau. Um exemplo disso é o açucar com o café que quando é dispensado, dificilmente volta, tornando a ingestão do café quase que intragável, com a adição do mesmo.

 

Uma forma bastante eficaz de perder peso é fazer a alteração de alguns hábitos alimentares. Seguem algumas dicas que pode começar já a seguir, no entanto para uma orientação de perda de peso mais específica, individualizada, eficaz e duradoura o ideal é seguir as orientações de um nutricionista.

 

  • As refeições devem ser feitas de 3 em 3 horas de forma a controlar os níveis de açucar.  Tente optar por fontes de hidratos de carbono mais integrais, que estão na sua forma mais natural, contendo maiores quantidades de fibras, vitaminas e minerais (arroz, massas integrais), o mesmo vale para a escolha do pão, prefira o pão escuro.

 

  • A Ingestão de água deve ser feita ao longo do dia para desta forma potenciar ao máximo a sua ação de hidratação. Estabelecer um objetivo para a quantidade a ingerir da parte da manhã e outro para a parte da tarde, exemplo, 0.5L de manhã e outro à tarde, sem contar com o consumo de água durante refeições e ao acordar. Adotar como estratégia ter consigo uma garrafa, de forma a contabilizar e facilitar a ingestão de água.

  • Optar sempre por legumes a acompanhar os hidratos de carbono e as fontes de proteína. Os legumes são ricos em fibra, ajudando no controlo da absorção das gorduras e do normal funcionamento do trânsito intestinal.
  • Uma semana quando é planeada por norma facilita em muito as nossas rotinas diárias e no que toca a alimentação não há exceção. Reserve uma hora durante o seu fim de semana para planear as suas refeições. As compras devem ser feitas consoante esse planeamento. Ex. 10 peças de fruta, 10 iogurtes, etc.
  • Evitar carnes vermelhas, fritos, laticínios gordos, pratos pré-confecionados, vísceras, produtos de charcutaria e alimentos ricos em açucares, como por exemplo, produtos de pastelaria. Preferir carnes brancas, laticínios magros, peixe e os cereais integrais. Aumentar ingestão de legumes e vegetais, assim como fruta.

 

 

 

Vasco Archer de Carvalho

Holmes Place

 






Holmes Place - Dieta para perder 5 KG
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