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Holmes Place - Dicas alimentares para quem vive sozinho

Para quem vive sozinho manter uma dieta alimentar saudável a par da rotina do dia a dia pode ser um desafio. Para tal é necessário organização, criatividade e disciplina nos hábitos alimentares.

Apresentamos algumas dicas que podem facilitar a adoção de uma alimentação equilibrada:

  1. Faça uma lista de compras semanal – considere refeições principais e intermédias. Compre alimentos de consumo diário e evite comprar alimentos desaconselhados (refeições pré cozinhadas, guloseimas, chocolates, bolachas, salgados, refrigerantes, molhos). Para maior controlo das suas decisões evite ir às compras com fome.
  2. Controle o prazo de validade– no supermercado verifique o prazo de validade dos produtos. Evite adquirir grandes quantidades de alimentos com curto prazo de validade de forma a evitar desperdícios;
  3. Separe alimentos de consumo imediato - ao comprar pão ou alimentos embalados, congele os alimentos que não vai consumir nesse dia. No que respeita a legumes, os congelados são uma boa opção;
  4. Planeie e cumpra as suas refeições – no dia anterior planeie as várias refeições que deve fazer ao longo do dia, evitando estar mais do que 3 horas sem comer e tenha sempre disponíveis pequenos snacks saudáveis (frutos oleaginosos sem sal, fruta fresca ou desidratada, laticínios magros, legumes crus, ovo cozido);
  5. Varie – evite consumir sempre o mesmo tipo de alimentos. Deve variar para aproveitar diferentes nutrientes; 
  6. Rentabilize as suas refeições – sempre que confecionar alimentos que permitam congelação, faça-o em maior quantidade por forma a poder consumi-los noutra refeição.
  7. Evite o desperdício – utilize as sobras noutras refeições (omeletes, quiches, empadão, sopa…). A fruta madura reaproveite para saladas de fruta ou sumos de fruta natural (onde pode também incluir alguns legumes)

Rita Pereira e Andreia Martinho

Dietistas Holmes Place Dolce Vita Tejo



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