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Holmes Place - Como queimar mais 200 kcal por dia?


“Perder peso” e mantê-lo a longo prazo é um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente. Tal deve-se quer às tentações a que estamos expostos diariamente, quer aos hábitos que a nossa sociedade foi adquirindo e que pressupõem que o nosso trabalho, deslocações e lazer, sejam realizados numa cadeira ou num sofá.

Para perder 1kg numa semana, deve haver uma redução calórica de 3500 calorias, ou seja, uma redução de 500 kcal por dia, devendo esta perda resultar da conjugação de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física.

Mas agora pergunta: “Se eu já vou ginásio/aulas de grupo 3 vezes por semana, porque razão não consigo atingir o peso pretendido?”. Se contabilizar as horas que passa no ginásio, considerando uma média de 3 x semana (3/6 horas), e comparar com as horas que uma semana tem - 168 horas - irá reparar que só isso poderá não ser suficiente para a perda de peso.

Deixamos-lhe algumas dicas para se manter ativo durante o dia:

1 – Evite andar de elevador
Fugir do elevador e subir escadas é um exercício poderoso e geralmente desprezado: ao subir cinco andares de escada, por exemplo, consome 75 kcal. Se subir e descer 3 vezes por dia, gastará um total de 225 kcal.

 

2 – Ande mais a pé
75 kcal em 15 minutos.
Se não consegue ir a pé, de bicicleta ou de transportes públicos para o trabalho, uma alternativa é estacionar o carro um pouco mais longe do que o habitual, para andar mais. O mesmo é válido para qualquer outra atividade como ir à farmácia, padaria, cinema, etc.

                                                                               

3 - No trabalho

Durante o horário de trabalho, e considerando que passa a maior parte do tempo sentado, quando precisar de falar com um colega levante-se e vá ter com ele em vez de lhe ligar.

 

4- No hipermercado

Se não for fazer as compras do mês opte por um cesto em vez de empurrar um carrinho.

 

5- Brinque com os seus filhos

Em vez de ficar sentado/a a ver os seus filhos a brincar à apanhada ou a jogar a bola, porque não se junta a eles? Desta forma vai divertir-se e eles vão adorar!

 

6- Em casa

Quando estiver sentado/a a ver o seu programa favorito na televisão e chegar o momento do intervalo, em vez de fazer zapping levante-se e aproveite para fazer outras tarefas. Deste modo não vai passar tanto tempo sentado/a e vai despachar aquelas tarefas mais rotineiras que vão ter que ser feitas de qualquer maneira.

 

Todos os breves momentos de atividade física ligeira/moderada que tiver ao longo do dia, combatendo o sedentarismo a que somos “obrigados” no nosso quotidiano, vão ajudar no gasto calórico que necessita para alcançar os seus objetivos.

 

O melhor exercício para gerir o peso é aquele que é praticado de forma livre e é fonte de interesse e satisfação ao longo do tempo. Lembre-se que a sua saúde só depende de si mas influencia todos os que o rodeiam. Comece pela mudança destes pequenos hábitos e sinta os benefícios para o seu corpo e mente.

 

Luís César

Personal Trainer Holmes Place Avenida da Liberdade


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