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DICAS DO HOLMES PLACE - Exercicios em pé para trabalhar os abdominais

A maioria das pessoas associa, normalmente, o treino da musculatura abdominal à realização de pranchas ou elevações do tronco (vulgarmente chamadas de crunch abdominal). Apesar destes exercícios melhorarem efetivamente a performance e a tonicidade abdominal, existem outras funções fundamentais para o trabalho de abdominal.  

O exercício no chão está limitado às funções que realizamos no chão, mas como a grande maioria das funções do dia a dia são realizadas em pé, é importante que haja um reforço da musculatura abdominal, também em pé. Qualquer função que envolva a mobilidade de pernas e braços, tem no abdominal o núcleo onde se concentram as forças. O simples gesto de empurrar um carro ou pegar num objeto pesado envolve ativamente a musculatura abdominal.

Também podemos salientar a importância do trabalho em pé para algumas populações especiais, como são, os portadores de patologia cardiovascular, patologia do ouvido interno, pessoas que se queixam de desconforto no pescoço e nas costas, e todas as pessoas que, por falta de mobilidade, estejam impedidas de se deitarem.

São exemplo de bons exercícios de abdominais em pé quase todos aqueles que fazemos deitados,  o joelho alternado com o cotovelo em pé, a mão ao pé contrário em pé, abdominal crunch em pé com bola medicinal e com aceleração descendente na posição de agahamento, a rotação do tronco com os braços afastados na posição de agachamento, os afundos com rotação do tronco.

As imagens que se seguem são mais um exemplo de exercícios que se fazem na posição de pé:


Existem ainda outro conjunto de exercícios com cabo que facilmente mobilizam a musculatura abdominal. Por exemplo, puxar um cabo à altura dos ombros rodando isoladamente o tronco sobre as pernas, puxar um cabo de um plano superior para um plano inferior rodando o corpo todo, empurrar um cabo para a frente com afundo. São disso exemplo as imagens que se apresentam a seguir:


Na nossa função quotidiana realizamos ações em pé, na posição deitado de barriga para cima, de lado e para baixo, e por isso devemos fazer funcionar o nosso corpo todo, incluindo o abdominal, em todas essas posições. O trabalho da musculatura abdominal na posição de pé, promove resultados eficazes na performance e tonicidade e torna-se essencial para a preparação para toda a nossa função diária.

                Fotografia:

1.       www.ironedge.com.au;  2. www.Fittipdaily.com; 3. www.Exercise.about.com; 4. www.Sweatlikeapig.com;

 

Rui Branco

Personal Trainer Holmes Place Constituição

 



DICAS DO HOLMES PLACE - Exercicios em pé para trabalhar os abdominais
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