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DICAS DO HOLMES PLACE - Dieta Vegan, é boa para a saúde?

A dieta vegan será boa para a nossa saúde?

Estudos demonstram que as dietas vegetarianas são por norma dietas alcalinas, ao contrário das dietas que incluem carne que trazem subprodutos que são tóxicos para o organismo. Existem evidências que o cancro, e outro tipo de doenças, não se desenvolvem em ambientes alcalinos. Brevemente iremos publicar um texto sobre dieta alcalina.

Os vegetarianos evitam carne, peixe e aves. Os que incluem laticínios e ovos nas suas dietas são chamados ovo-lacto-vegetarianos.

Os vegan - vegetarianos puros - seguem esta filosofia na dieta alimentar e também na sua vida. Para além de excluírem estes alimentos, recusam o uso de componentes animais não-alimentícios que envolvam ou não a morte do animal, como couro, lã e seda, assim como produtos testados em animais.

As razões para a escolha deste tipo de dietas passam pela moral, religião, cultura, etnia, estética e ambiente, mas sobretudo por preocupações com a saúde. Segundo a American Dietetic Association (ADA), "embora fatores não relacionados diretamente com a dieta, como a atividade física e abstinência do tabaco e álcool, possam ter um papel importante, a dieta sem carne, vegetariana, é claramente um factor que muito contribui para a prevenção de várias doenças degenerativas".

Estatísticas indicam, que a incidência de doenças cardíacas, cancro, osteoporose ou até mesmo diabetes, nos seguidores de dietas vegetarianas, é reduzida.

Os vegetarianos, comparativamente a pessoas que seguem uma dieta alimentar mediterrânica, apresentam níveis de colesterol e de tensão arterial mais baixos. Tal deve-se ao facto das refeições vegetarianas serem tipicamente pobres em gorduras saturadas (presentes na carne, peixe, ovos ou laticínios), e contemplarem um maior consumo de frutas, legumes, grãos/cereais integrais, frutos secos e produtos de soja, ricos em fibras e fitoquímicos, substâncias protetoras do sistema imunológico.

A ADA afirma ainda que "fontes de proteínas vegetais fornecem as quantidades adequadas de aminoácidos se consumir uma boa variedade de alimentos vegetais e se as necessidades de energia forem supridas".

As dietas vegetarianas, bem planeadas, são apropriadas e benéficas para indivíduos em todas as fases do ciclo de vida, incluindo a gravidez, infância, adolescência, e também para os atletas.

No entanto, se está a pensar optar por uma dieta deste tipo, aconselhamos que consulte um nutricionista de modo a avaliar a adequação da dieta. Este profissional tem um papel chave na educação de vegetarianos sobre as fontes de nutrientes específicos, compra e preparação de alimentos, bem como modificações na dieta para satisfazer as necessidades nutricionais diárias.

Referências Bibliográficas

Position of the American Dietetic Association: Vegetarian Diets - http://www.eatright.org/About/Content.aspx?id=8357&terms=vegan

 

http://www.centrovegetariano.org/Article-134-Comida-Vegetariana.html



Sara Tomaz
Nutricionista Holmes Place Quinta da Fonte


DICAS DO HOLMES PLACE - Dieta Vegan, é boa para a saúde?
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