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DICAS DO HOLMES PLACE - Dieta: O Chocolate Engorda?

SEMPRE QUE PENSAMOS EM CHOCOLATE FICAMOS COM DÚVIDAS SE DEVEMOS, OU NÃO, INCLUIR NA NOSSA DIETA. CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS.

O chocolate é produzido a partir da semente de cacau, e os benefícios do seu consumo estão associados ao maior ou menor teor deste composto.

Rico em polifenois (antioxidantes naturais), o cacau confere ao chocolate:

Na sua composição, destaca-se ainda o triptofano (aminoácido) que aumenta a produção de serotonina, hormona conhecida pela contribuição para a sensação de prazer, resultando na melhoria do bem-estar e sensação de felicidade.

O possível efeito aditivo do chocolate, justifica-se pela presença de aminas biogénicas (compostos orgânicos) que mimetizam o efeito de algumas drogas no cérebro. Outros constituintes, como a cafeína, desempenham ainda um efeito estimulante e de melhoria da concentração.

Sendo um alimento altamente nutritivo, o chocolate pode perfeitamente ser enquadrado numa dieta saudável e equilibrada.



É importante salientar que deve ser consumido em substituição de outros alimentos de elevada densidade energética, de modo a não aumentar a ingestão calórica, e consequentemente o peso corporal.

Assim, ao consumi-lo, deve ter em conta a dose diária recomendada, a melhor hora do dia e a sua composição. Ou seja, tal como com todos os alimentos deve ter em atenção que deve ser consumido com conta, peso e medida.

Dose: Tem um valor calórico que pode chegar até 500Kcal/100g, no entanto se consumido com moderação, cerca de 10g/dia, por exemplo em substituição de 2 pacotes de açúcar, representa um valor calórico pouco significativo no dia alimentar total.

Melhor hora do dia: Ao incluir 1 quadradinho de chocolate à sobremesa, são bloqueados no cérebro receptores responsáveis pela aptência para doces, controlando mais facilmente a vontade de consumir uma sobremesa mais calórica. Para além disso aumenta a sensação de saciedade.

Composição: Deve optar pelas variações com mais de 70% de cacau (chocolate preto) e evitar as versões com adição de leite, amêndoas, passas, caramelo, biscoitos, que só acrescentam calorias, açúcar e gordura. Deve também evitar as versões dietéticas, que apesar de não conterem açúcar adicionado podem ter mais gordura e até calorias do que o chocolate preto.

Não há dúvida de que o chocolate é um alimento extremamente calórico com grandes quantidades de gordura e açúcar, pelo que no caso de ter excesso de peso ou obesidade é importante consultar um especialista para o ajudar a definir um plano alimentar personalizado.

Inês Sequeira e Joana Margalho
Nutricionistas Holmes Place Algés


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