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DICAS DO HOLMES PLACE - Dieta: Combata a Anemia

UMA DIETA RICA EM FERRO PODE SER ESSENCIAL PARA REDUZIR O RISCO DE VIR A TER ANEMIA. OU, CASO A TENHA, DE A REDUZIR.

A anemia é uma condição clínica que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do conteúdo de hemoglobina (<120 g/L no sexo feminino, <130 g/L no sexo masculino e <110 g/L nas grávidas e em crianças em idade pré-escolar), ficando reduzida a capacidade do sangue em transportar o oxigénio para os tecidos.

Existem vários tipos de anemia. A mais frequente (cerca de 90% dos casos) é a anemia ferropénica, causada pela deficiência de ferro, que é um dos principais constituintes da hemoglobina. Havendo falta deste mineral pode ficar comprometido o transporte de oxigénio para as células do corpo, sendo por isso vital para a nossa sobrevivência.

Cerca de 2/3 do ferro necessário para a produção de hemoglobina vem da degradação dos glóbulos vermelhos envelhecidos, enquanto que 1/3 vem da alimentação.

Grávidas, lactentes, crianças e adolescentes carecem de maior cuidado, uma vez que têm maiores necessidades de ferro.

dieta alimentar pode então ser um trunfo para reduzir o risco de anemia, através do consumo de alimentos ricos em ferro:



• Carnes vermelhas (fígado e miúdos) - Consumir com moderação



• Aves (carnes brancas)



• Peixes



• Vegetais de folha verde escura (couve, agrião, espinafres)



• Leguminosas (favas, grão de bico, ervilhas, feijão)



• Gema de ovo



Para que a absorção do ferro seja realizada de uma forma mais eficiente, este deverá estar sempre associado a alimentos ricos em Vitamina C. Podemos encontrar a Vitamina C em maior quantidade nos frutos cítricos, kiwis e brócolos.

Dica: Junte um sumo de laranja natural a uma refeição que contenha alimentos ricos em ferro de origem vegetal.

É importante ressaltar que existem também substâncias que podem dificultar a absorção do ferro:

Fósforo: presente nos laticínios, cereais integrais, nozes e sementes
Polifenóis: presentes em algumas frutas e vegetais
Taninos: presentes em chás, café, vinho tinto e chocolate
Cálcio: presente principalmente nos laticínios.

Evite estas substâncias nas refeições principais para não prejudicar a absorção de ferro.

GLOSSÁRIO:
Hemoglobina: Pigmento existente nos glóbulos vermelhos que lhes permite transportar o oxigénio para as células e remover o dióxido de carbono.
Polifenóis e taninos: Substâncias naturais presentes em certos vegetais e frutas que para além de poderem assumir uma ação antioxidante, podem também interferir na absorção de alguns nutrientes, nomeadamente o ferro.

Sónia Sousa
Dietista Holmes Place Coimbra

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