Utilizamos cookies próprias e de terceiros para melhorar o nosso serviço, personalizar os anúncios e relembrar as suas preferências. Se continuar a navegar, entenderemos que está a aceitar a utilização de Cookies no nosso Site. Para mais informações (por exemplo, como mudar as suas preferências), visite-nos em Política de Cookies

OK
advertisement

DICAS DO HOLMES PLACE - Descubra a dieta mais adequada se estiver na menopausa

Está na menopausa? Descubra a dieta mais adequada para si.

A menopausa ocorre em média entre os 40 e os 50 anos e carateriza-se pela redução gradual do funcionamento dos ovários, diminuição da produção de estrogénios (hormona feminina) e, consequentemente, pela cessação das menstruações.

Nesta fase, muito frequentemente ocorrem uma série de alterações fisiológicas bem evidentes produzidas pela falta de estrogénios como afrontamentos, calores súbitos, dores de cabeça, insónias, humor depressivo, irritabilidade e secura da pele.

Verifica-se também a tendência para o aumento de peso, sobretudo o aumento de volume abdominal, para o desenvolvimento de osteoporose, de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e hipercolestrolémia.

Os sintomas que podem ocorrer durante a menopausa podem ser minimizados ou mesmo prevenidos com grande eficácia através de uma dieta saudável e equilibrada. Veja quais os nutrientes não devem faltar na sua dieta.


Cálcio: a diminuição dos níveis de estrogénio pode levar à redução da concentração de cálcio nos ossos, o que provoca osteoporose.

Fontes: leite e derivados, vegetais de folha verde, soja, tofu, sardinha.

Vitamina D: favorece a absorção de cálcio no organismo e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Fontes: luz solar, safio, truta, salmão, atum, sardinha.

Fitoesterogénio: composto vegetal com ação semelhante ao estrogénio, que atua como substituto hormonal.

Fontes: soja e derivados e linhaça.

Antioxidantes: protegem as células do envelhecimento precoce e auxiliam o fortalecimento do sistema imunitário.

Fontes: castanha, sementes oleaginosas, frutas e hortaliças no geral.

Vitamina C: estimula a produção de colagénio, importante constituinte da pele, tendo ação na sua regeneração. Destaca-se, também, o seu papel antioxidante.

Fontes: citrinos, kiwi, tomate, pimento, papaia, couve, agrião, batata.

Vitamina E: além da sua ação antioxidante pode ajudar a reduzir os afrontamentos.

Fontes: óleo de milho, sementes de girassol e soja, creme vegetal, frutos secos.

Vitamina B6: essencial para a formação de serotonina, substância presente no organismo com funções ao nível do sono, apetite e humor.

Fontes: cereais, pães integrais, banana, batata, abacate.

Magnésio: tal como a vitamina B6 é importante para a síntese de serotonina, tendo influência no humor e no relaxamento muscular.

Fontes: cacau em pó, espinafres, frutos oleaginosos, soja, legumes secos, pão integral.

Selénio: protetor cardiovascular, com ação antioxidante.

Fontes: castanha do Brasil, peixe, marisco, vísceras, carne, cereais e grãos, laticínios, vegetais e frutas.

Ómega-3: constituinte das membranas celulares, confere elasticidade e hidratação à pele. Atua na saúde cardiovascular estimulando o aumento do colesterol HDL (bom colesterol), a redução da tensão arterial e dos triglicéridos.

Fontes: salmão, cavala, atum, arenque, sardinhas.

Nesta nova etapa da sua vida, não se esqueça de praticar atividade física regular, pois é essencial para ajudar a manter a sua estrutura óssea saudável (devido ao aparecimento de osteoporose) e de beber, no mínimo, 1,5l de água por dia!

 

Inês Sequeira e Joana Margalho

Nutricionistas Holmes Place Algés



DICAS DO HOLMES PLACE - Descubra a dieta mais adequada se estiver na menopausa
Categoria: