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DICAS DO HOLMES PLACE - Como Emagrecer para Sempre

O ritmo atual de vida da sociedade ocidental, na qual os portugueses se incluem, é de tal forma acelerado e simplificado que, em apenas uma década, é possível identificar mudanças muito importantes e significativas de rotina diária. Hoje em dia, tudo o que nos rodeia é automático e portátil - o abrir dos vidros dos carros, os telefones, as escadas, e um sem número de outros exemplos. Os gastos energéticos com as funções exercidas, maioritariamente sedentárias, e o tempo livre útil da população diminuiram vertiginosamente.

O excesso de peso e de gordura corporal são notórios e preocupantes – principalmente pelas questões de saúde que surgem associadas ao aumento destes indicadores – sendo que é perfeitamente possível parar e identificar as causas que levam a tal.

Há tantas formas de controlar o peso como pessoas – o que é fácil de perceber se pensar que cada um de nós, para além de diferentes fisicamente, vemos as nossas escolhas influenciadas por todas as experiências que nos fazem únicos e individuais.

Desta forma, quando tomar a decisão de emagrecer e sentir-se melhor com o seu peso, deve rever o seu estilo de vida para tentar ganhar hábitos alimentares equilibrados, mais saudáveis e, principalmente, que sejam exequíveis e apreciados por si, encontrando um equilíbrio.

Há certos cuidados essenciais e possíveis de incluir que deve ter em conta:

  • Ter a hidratação em atenção;
  • Regular o funcionamento intestinal;
  • Planear as suas compras de supermercado, munindo-se do necessário para as refeições que faz em casa e fora de casa. Procure alimentos de maior qualidade nutricional e com maiores benefícios para si, em vez de contar calorias e comprar os produtos com base nesta métrica.
  • Iniciar o dia com um pequeno-almoço completo e equilibrado tem um papel preponderante na estabilidade ao longo de todo o dia.
  • Procurar não espaçar muito as refeições e ir fazendo snacks saudáveis ao longo do dia, de forma a sentir uma maior estabilidade e evitar os picos de fome indesejados. Algumas opções podem ser fruta fresca da época, frutos secos oleaginosos, queijo fresco, iogurte natural com sementes e canela, entre outros.
  • Inicar as refeições principais com sopa.
  • Tentar fazer cada refeição de forma pausada, mastigando bem os alimentos. É ainda necessária a preocupação com as porções, tentando comer o suficiente para se sentir sacidado e não enfartado.
  • Ter cuidado com os métodos de confeção, dentro e fora de casa. Muitas vezes o “problema” não está apenas nas escolhas alimentares -  a forma de confeção e temperos podem ser a causa de um aumento indesejado de valor energético ou teor de açúcar/gorduras. Optar pelo azeite e óleo de coco em dose moderada – apenas o essencial para temperar/confecionar, sem exageros (o uso de galheteiros em spray pode diminuir bastante o volume utilizado). O sumo de limão, ervas aromáticas e especiarias, a mostarda e tomate podem ser utilizados.
  • Permitir-se pequenos prazeres, sempre com conta, peso e medida.
  • O exercício físico é ainda de extrema importância para o bem-estar, saúde e manutenção da composição corporal e deve ser incluído na rotina.

Para atingir um peso saudável e mantê-lo de forma regular, é necessário encontrar um equilíbrio que seja possível inserir na sua vida de forma permanente.

As necessidades são únicas e dependem de inúmeros factores como a idade, sexo, altura, atividade física, preferências e outras variáveis. A decisão mais sensata será consultar um nutricionista ou dietista, que poderá ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de forma saudável.

É comum ouvir-se dizer que a pressa é inimiga da perfeição e este é um dos casos em que se pode constatar isso mesmo. Chegando a um peso saudável, a “dieta” perfeita será aquela que consiga manter a longo prazo.

Joana Romão
Nutricionista Holmes Place 5 de Outubro




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