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DICAS DO HOLMES PLACE - Como emagrecer de forma localizada

A gordura localizada é para algumas mulheres, um verdadeiro pesadelo! Como emagrecer então de uma forma localizada?

O que será que nos leva a ter propensão para ganhar gordura em algumas zonas, em detrimento de outras? Este fenómeno, causador de preocupação em muitas pessoas, em muito se relaciona com a anatomia base de cada um - a genética, o género, o tipo de corpo, assim como estilo de vida.

O tipo de corpo tem influência na acumulação de gordura, destacando-se dois tipos:

Corpo Maçã - apresenta a maior concentração de volume na zona central do tronco, sem definição da cintura e frequentemente com barriga mais saliente. As pernas são geralmente magras comparativamente à parte superior.

Corpo Pêra - tem os ombros mais estreitos do que a anca, - frequentemente um pouco descaídos -  e cintura marcada.

Saiba qual o seu tipo de corpo em: http://holmesplace.pt/pt/o-exercicio-certo-para-cada-tipo-de-corpo-a1377.html

Outro importante aspeto a ter em atenção é a forma como é feita a gestão energética de cada um. É o nosso corpo que gere esse processo, armazenando a energia onde entende melhor.

Podemos dizer que quando consumimos energia a mais, o nosso corpo é que decide onde é que esta será depositada, tal como quando a perdemos, é o corpo que decide onde vai buscar a energia de que necessita para o seu regular funcionamento.

Num contexto de prática de exercício físico, trabalhar apenas determinadas zonas – aquelas em que a gordura se encontra instalada – não é a solução nem lhe trará benefícios.

Além do mais, quando treinamos, estimulamos os músculos e não a gordura (massa inerte). Não é pelo treino incidir de forma mais intensa apenas sobre uma zona em concreto, que a gordura que cobre essa zona vai desaparecer mais rapidamente.  

Mas….não há solução para este problema? Claro que sim e a solução passa por trabalhar o corpo como um todo, e acima de tudo ter o plano de treino indicado de acordo com as suas caraterísticas. Tal como a automedicação, o treino sem ser prescrito por um profissional de exercício físico e saúde poderá ter efeitos adversos.

O treino deve incidir sobre o maior número de grupos musculares possível, alternando exercícios para membros superiores e para membros inferiores. Deve ser mantido um batimento cardíaco elevado, pois desta forma faremos com que o metabolismo se mantenha acelerado durante e após o treino – circunstância essencial para uma maior queima de gordura.

Este tipo de trabalho deve ser contínuo e não pontual ou transitório. Desta forma evita que os bons resultados atingidos regridam e rapidamente se possam transformar nos valores da fase inicial.

Se pretende perder gordura localizada, deve procurar ajuda especializada de uma equipa que defina, acompanhe e oriente o seu plano treino (instrutor ou personal trainer e nutricionista, tendo em conta as suas caraterísticas individuais, e que zele para que seja alcançada e mantida a frequência cardíaca ideal.

Lembre-se nós somos aquilo que comemos.


André Mota 
Master Trainer Holmes Place Braga


DICAS DO HOLMES PLACE - Como emagrecer de forma localizada
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