Cozinha Asiática: 6 pratos para mudar de continente à mesa

29.05.2019

Cozinha Asiática: 6 pratos para mudar de continente à mesa

 

E que tal viajarmos para o Oriente para experimentar os sabores exóticos do continente asiático? É isso que fazemos em seguida, numa viagem por seis pratos dos nossos chefs que nos vai fazer mudar de continente sem sair da cozinha.

 

Tom Kha Gai| Filipa Gomes

Iniciamos a nossa viagem na Tailândia, começando a refeição com Tom Kha Gai, uma conhecida sopa desse país – há quem lhe chame, inclusivamente, sopa de côco tailandesa, devido à utilização de leite de côco na sua confeção – onde os sabores picantes e ácidos se misturam.

Ao já referido leite de côco juntam-se ingredientes como frango, cogumelos, malaguetas ou açúcar, numa sopa que pode ser considerada uma autêntica explosão de sabores.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Rolinhos frescos vietnamitas de vegetais | Leonardo Pereira

Depois da Tailândia, viajamos para o Vietname pela mão do Leonardo Pereira. Estes rolinhos são feitos de papel de arroz vietnamita e recheados com alface, aletria, malagueta, gengibre, couve lombarda e rebentos de soja.

Não sendo uma opção totalmente vegetariana (a aletria é temperada com molho de peixe), a verdade é que os vegetais reinam nestes rolos que prometem fazer as delícias de todos os que gostam dos sabores asiáticos.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Gyosas | Filipa Gomes

Uma das mais reconhecidas iguarias da China, estas gyosas da Filipa Gomes são feitas com recheio de carne de porco, pés de cebolo e couve chinesa.

O truque deste prato, contudo, está na sua confeção: depois de enrolar o recheio nos discos de massa que o vai envolver, deve fritar as gyosas durante poucos minutos numa frigideira pincelada com óleo de sésamo e depois juntar uma chávena de água e tapar a frigideira até as mesmas estarem cozinhadas.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Tempura de camarão | Filipa Gomes

De Portugal para o Japão, do Japão para Portugal. Quando no século XVI os portugueses levaram a tempura para o Oriente provavelmente não pensariam que quase 500 anos depois a mesma fosse apresentada como um prato asiático.

Mas a verdade é que a tempura se tornou um dos baluartes da cozinha desse país, sendo esta receita da Filipa Gomes um bom exemplo disso. É hora então de passar os camarões por esta polme “japonesa-portuguesa”, fritá-los em óleo e celebrar esta fusão cultural.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Teriyaki de frango | Filipa Gomes

O molho teryaki é um dos sabores asiáticos mais reconhecidos dos portugueses amantes da cozinha oriental.

Este teryaki de frango é só mais um bom exemplo de como a simplicidade e o sabor podem (e devem) andar de mãos dadas: coxas de frango fritas, arroz thai e, claro, molho teryaki (feito com soja, sakê, mirin, açúcar mascavado, laranja e gengibre) são uma ótima receita para aconchegar o estômago nesta festa de sabores asiáticos.

 

Veja a receita completa aqui.

 

Fruta Fa-Si | Cátia Goarmon

Fruta Fa-Si parece-nos uma ótima forma de terminar uma refeição asiática.

E é isso que esta receita da Tia Cátia nos traz: à banana, pêra e maçã cortadas aos pedaços, passadas por uma polme e fritas em óleo junta-se o caramelo e as sementes de sésamos e papoila para obter um final de refeição delicioso.

 

Veja a receita completa aqui.