Ceviche: saiba mais sobre o 'Sushi da América do Sul'

21.05.2019

Ceviche: saiba mais sobre o 'Sushi da América do Sul'

 

O ceviche é um prato tradicional da cozinha peruana que se baseia em peixe cru marinado com sumo de limão, lima ou outro citrino, juntamente com cebola e piri-piri ou pimenta. Considerado património cultural do Perú, ainda tem direito a uma data comemorativa, no dia 28 de Junho. Mas sabia que na sua origem, estão influências dos quatro cantos do mundo?

Poucas cozinhas têm sido tão badaladas em anos recentes como a peruana. A sua qualidade e variedade de influências levou a que, nos últimos sete anos, o Perú fosse eleito como o principal destino culinário do mundo, num prémio atribuído nos respeitados World Travel Awards. Mas afinal de contas, o que torna a comida deste país sul-americano tão especial?

A verdade é que só em Lisboa existem cerca de 15 restaurantes de cozinha peruana, oferecendo pratos com quinoa, marisco e, principalmente, com as diversas receitas de ceviche fazem as delícias dos mais indefetíveis fãs desta cozinha. E se este boom de comida do Perú teve lugar, pelo menos em Portugal, há menos de uma década, a história da cozinha peruana e, mais concretamente, do ceviche, o seu ex-libris, começou há vários séculos.

O primeiro registo do ceviche é encontrado em 2000 A.C no povo Mohica, um povo indígena originário do litoral norte do Perú, que marinava o peixe cru em sumo de tombo cocoba, um fruto da Amazónia parecido com o maracujá. Ainda na Pré-História, os povos que compunham a região que hoje é a Colômbia, onde o prato também é tradicional, acrescentaram a pimenta aji (muito picante) à receita, que hoje se mantém como obrigatória para um bom ceviche.