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Bagas de goji – amigas ou inimigas?

As bagas de goji são muito nutritivas e com um grande poder antioxidante, assemelham-se a “passas de uva” de cor vermelha. Mas podem ter um papel de amigas como deinimigas, uma vez que possuem benefícios para a nossa saúde mas também algumas desvantagens.

O valor nutritivo das bagas de goji é essencialmente proteico, contendo 8 aminoácidos essenciais (que necessitamos de adquirir através da alimentação porque o nosso corpo não tem capacidade de os produzir). Rica em minerais como o zinco, ferro, cálcio, cobre, selénio e fósforo e vitaminas B1, B2, B6 e E.

Segundo um estudo publicado no NBCI (NationalCenter for BiotechnologyInformation), as bagas são capazes de estimular o metabolismo e melhorar o rendimento no exercício físico, contribuindo para a perda de peso. Os participantes desse estudo sentiram melhoras na função gastrointestinal, qualidade de sono e capacidade de concentração.

As bagas de goji favorecem a função ocular, melhoram a resposta do organismo à insulina, apresentam benefícios na prevenção de doenças inflamatórias, cardiovasculares e fortalecem o sistema imunitário.

Contudo, o Observatório de Interações Planta-Medicamento (OIPM/FFUC) veio alertar que o consumo diário destas bagas não deve ultrapassar os 45g, e alguns estudo indicam que é desaconselhado o consumo a quem tome medicamentos como a varfarina, fenitoína, losartan, fluvastatina, entre outros.

As bagas de gojiapresentam inúmeras vantagens para a nossa saúde, mas não nos podemos esquecer que poderão ter interações com alguns medicamentos.
Sabendo o papel amiga vs inimiga que estas bagas têm na nossa saúde, e fazendo um consumo entre 15 a 45g por dia, podemos inserir estas bagas na nossa alimentaçãomisturando-as com iogurte, batidos, cereais ou até com saladas... é preciso é imaginação!

CC


Bagas de goji – amigas ou inimigas?