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Holmes Place - Dieta: Hidratos de Carbono Bons e Maus

Os nutrientes dividem-se em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes encontram-se em maiores quantidades nos alimentos que os micronutrientes e o nosso organismo também precisa deles em maiores quantidades.

 

Como macronutrientes temos as proteínas, os hidratos de carbono e os lípidos. Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia que obtemos pela dieta alimentar e cada grama contém 4 kcal.

 

Os hidratos de carbono dividem-se em simples e complexos. Os simples (conhecidos como “de absorção rápida”) são constituídos por um ou dois açúcares e por serem moléculas mais simples são rapidamente absorvidos pelo nosso organismo, sendo assim pouco saciantes. Como exemplo destes, temos os sumos de frutas, açúcar, mel, fruta, pão branco e farinhas refinadas. Nos hidratos de carbono simples é importante distinguir a fruta, pois apesar do açúcar que tem também é rica em vitaminas, fibras e minerais enquanto os refrigerantes, bolos, bolachas, gelados, gomas, chocolates, são ricos em açúcares e pobres noutros nutrientes.

 

Os hidratos de carbono complexos (conhecidos como “de absorção lenta”) são compostos por moléculas maiores e mais complexas. Têm uma digestão e absorção mais lentas, sendo assim mais saciantes. Como exemplo destes temos cereais integrais, vegetais e leguminosas. Estes hidratos de carbono, como têm uma absorção/digestão mais lenta, fornecem ao nosso organismo a energia de forma gradual, ao contrário dos hidratos de carbono simples que fornecem a energia de forma muito rápida, provocando picos de açúcar no sangue.

 

Por conseguinte, os hidratos de carbono que deve preferir são os complexos uma vez que são mais saciantes e não provocam picos de açúcar no sangue. No entanto, dos hidratos de carbono simples deve incluir a fruta na sua alimentação diária uma vez que é rica em vitaminas, minerais e fibras tendo sempre em atenção o nosso objectivo.

 

Os hidratos de carbono que deve evitar são os de absorção rápida com açúcar adicionado como os refrigerantes, bolos, bolachas, gelados, gomas ou chocolates. Outros produtos que deve evitar são os que têm na lista de ingredientes maltodextrina, dextrose, xarope de glicose, xarope de milho e frutose pois são tão prejudiciais como o açúcar branco.


Nutricionista Holmes Place Cascais

Miguel Carrilho Pinto




Holmes Place - Dieta: Hidratos de Carbono Bons e Maus
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