Utilizamos cookies para melhorar o nosso serviço, personalizamos os seus anúncios e relembramos as suas preferências. Se continuar a navegar, aceitará a utilização de cookies no nosso site. Para mais informações visite-nos em

OK
advertisement

Holmes Place - Benefícios do mel para emagrecer


O MEL SEMPRE FOI UTILIZADO PELO HOMEM DEVIDO ÀS SUAS PROPRIEDADES BENÉFICAS PARA A SAÚDE. A SUA FUNÇÃO TERAPÊUTICA É CONHECIDA POR TODOS DESDE A INFÂNCIA, ALTURA EM QUE AJUDAVA A CURAR AS DORES DE GARGANTA. TENDO TAMBÉM PODER ADOÇANTE, TORNA-SE BASTANTE ÚTIL NUM CONTEXTO DE GESTÃO DE PESO.

 

É um alimento líquido produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e é recolhido e processado pelas enzimas digestivas destes insetos, para lhes servir de alimento.

Existem vários tipos de mel, com diferentes cores e sabores, que variam de acordo com o modo de preparação, o tipo de terreno e as flores utilizadas.

Além dos açúcares, o mel é rico em antioxidantes, minerais, vitaminas do complexo B, C, D e E, que são úteis para a libertação de toxinas, hidratação do cabelo e cicatrização da pele. Ajuda também a regularizar o trânsito intestinal, graças aos prebióticos, que estimulam o crescimento de bactérias benéficas para os intestinos.

 

Ao contrário do açúcar de mesa, que possui 99% de sacarose, o mel é o único alimento doce que contém proteínas, vitaminas e sais minerais importantes para a nossa saúde, o que faz dele uma boa alternativa ao açúcar. Uma colher de sopa de açúcar tem 60 calorias, enquanto que uma colher de sopa de mel tem 50 e um maior poder adoçante. Assim sendo, quando ingerido em quantidade adequada, o mel pode ser um aliado na perda de peso, pois permite adoçar mais os alimentos com uma menor quantidade de açúcar.

Pode consumir o mel de forma moderada como adoçante no iogurte ou nas suas papas de aveia, por exemplo.

 

Devido às suas propriedades benéficas para a nossa saúde o mel pode estar incluído na sua rotina alimentar, mas com moderação, devido ao seu alto valor calórico e teor elevado de açúcar, o que o torna contra indicado para diabéticos. É importante saber que não é aconselhado para crianças entre 1 a 3 anos, uma vez que o seu intestino, ainda imaturo, pode não impedir a entrada de microrganismos presentes na sua composição.

 

Margarida Firmo

Nutricionista Holmes Place Alvalade



Holmes Place - Benefícios do mel para emagrecer
Categoria: